Dieta frugivora de Tapirus terrestris e deposição de fezes: contribuição para a dispersão de sementes e regeneração de florestas, Amazônia Central, AM/ Adriane A. Morais.

Por: Morais, Adriane AColaborador(es):Gribel, Rogério [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2006Notas: v, 60, 19 f. : ilAssunto(s): Anta -- Amazônia | Anta -- Alimentação | Tapirus terrestrris | Fezes | Animais frugívoros | Sementes -- DispersãoClassificação Decimal de Dewey: 599.727 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: Tapirus terrestris (anta) é o maior mamífero terrestre neotropical. Classificado como frugívoro-pastador, possui dieta composta de itens vegetais, sendo que os frutos correspondem à cerca de 33% de sua alimentação. São capazes de ingerir muitas espécies de sementes, inclusive as de grande tamanho sem danifica-Ias promovendo a dispersão. São animais muito apreciados como fonte de alimento pelas populações humanas na Amazônia e muito pouco foi estudado sobre a espécie na Amazônia Central. O objetivo deste trabalho foi determinar a dieta frugivora das antas na estação seca, período de escassez de, frutos na floresta e analisar a contribuição destes animais para a dispersão de sementes e regeneração de florestas perturbadas por meio da deposição das fezes. Durante o inicio da estação seca de 2005, nos meses de maio a julho, foram coletadas 113 amostras de fezes de antas. Foram encontradas 48 morfoespécies de sementes, destas, 39 foram identificadas ao menor nível taxonômico possivel. A família que esteve presente em 100% das amostras foi Melastomataceae devido a espécie Bellucia sp1 ter sido encontrada em todas as fezes. Em segundo lugar a família Leg. Mimosoideae (40%), cujos frutos são do tipo vagem, seguida de Passifloraceae (13%), cujos frutos são drupas carnosas. Dentre as 113 amostras de fezes de antas contendo sementes, 56 foram encontradas em ambientes de capoeira, 30 em baixio e 27 em ambientes de Platô, todos com o mesmo esforço amostral. O número de morfoespécies encontrados em cada ambiente foi de 34, 28 e 23 respectivamente. As antas utilizaram preferencialmente áreas abertas nos meses de escassez de frutos e transportaram uma maior variedade de espécies para estas áreas, isso contribui para regeneração destes ambientes alterados. O número de espécies por amostra de fezes variou pouco em todos os ambientes, e a analise multivariada mostrou que não houve padrão de deposição de morfoespécie por ambiente, isso reflete a grande mobilidade destes animais dentro e fora das florestas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 599.727 M827d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0195

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006

Tapirus terrestris (anta) é o maior mamífero terrestre neotropical. Classificado como frugívoro-pastador, possui dieta composta de itens vegetais, sendo que os frutos correspondem à cerca de 33% de sua alimentação. São capazes de ingerir muitas espécies de sementes, inclusive as de grande tamanho sem danifica-Ias promovendo a dispersão. São animais muito apreciados como fonte de alimento pelas populações humanas na Amazônia e muito pouco foi estudado sobre a espécie na Amazônia Central. O objetivo deste trabalho foi determinar a dieta frugivora das antas na estação seca, período de escassez de, frutos na floresta e analisar a contribuição destes animais para a dispersão de sementes e regeneração de florestas perturbadas por meio da deposição das fezes. Durante o inicio da estação seca de 2005, nos meses de maio a julho, foram coletadas 113 amostras de fezes de antas. Foram encontradas 48 morfoespécies de sementes, destas, 39 foram identificadas ao menor nível taxonômico possivel. A família que esteve presente em 100% das amostras foi Melastomataceae devido a espécie Bellucia sp1 ter sido encontrada em todas as fezes. Em segundo lugar a família Leg. Mimosoideae (40%), cujos frutos são do tipo vagem, seguida de Passifloraceae (13%), cujos frutos são drupas carnosas. Dentre as 113 amostras de fezes de antas contendo sementes, 56 foram encontradas em ambientes de capoeira, 30 em baixio e 27 em ambientes de Platô, todos com o mesmo esforço amostral. O número de morfoespécies encontrados em cada ambiente foi de 34, 28 e 23 respectivamente. As antas utilizaram preferencialmente áreas abertas nos meses de escassez de frutos e transportaram uma maior variedade de espécies para estas áreas, isso contribui para regeneração destes ambientes alterados. O número de espécies por amostra de fezes variou pouco em todos os ambientes, e a analise multivariada mostrou que não houve padrão de deposição de morfoespécie por ambiente, isso reflete a grande mobilidade destes animais dentro e fora das florestas.

Área de concentração : Ecologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha