Desenvolvimento ósseo e estimativa de idade do peixe-boi da Amazônia Trichechus inunguis (Natterer, 1883) por avaliação radiográfica e ultrassonográfica / Winnie Muniz Brum.

Por: Brum, Winnie MunizColaborador(es):Silva, Vera Maria Ferreira da [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2013Notas: 105 f. : il., colorAssunto(s): Sirênios | Peixe-boi | Trichechus inunguisClassificação Decimal de Dewey: 599.55 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2013 Sumário: O peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis) é uma espécie, endêmica dos rios da Amazônia e listada como vulnerável no Brasil. Estudos focando aspectos da biologia da espécie, como parâmetros acerca da idade cronológica dos indivíduos, constituem ferramentas importantes para a compreensão da história de vida desses animais. O objetivo do trabalho foi descrever como a ossificação está ocorrendo na espécie e estimar a idade dos indivíduos vivos por meio de métodos de diagnóstico por imagem. Ao longo dos anos de 2011 a 2012, radiografias e exames ultrassonográficos das nadadeiras peitorais de 72 animais (37 machos e 35 fêmeas) mantidos cativos em dois centros de pesquisa e reabilitação no estado do Amazonas, Brasil, foram avaliados para o acompanhamento do desenvolvimento ósseo. Observou-se que a espécie se desenvolve lentamente, sem grandes eventos marcantes, e que não existe dimorfismo sexual no modo como a ossificação acontece, e sim no tempo em que a mesma está ocorrendo. Os métodos radiográficos estimam corretamente a idade. Contudo, as janelas de idade estimada obtidas como resultado apresentam intervalos de tempo muito amplos. As tentativas efetuadas para adaptação de metodologia ultrassonográfica não gerou resultados positivos. Estudos longitudinais futuros de longa duração podem ser realizados na tentativa de aumentar a precisão das estimativas encontradas, com a consequente redução das janelas cronológicas propostas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 599.55 B893d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 14-0225

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2013

O peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis) é uma espécie, endêmica dos rios da Amazônia e listada como vulnerável no Brasil. Estudos focando aspectos da biologia da espécie, como parâmetros acerca da idade cronológica dos indivíduos, constituem ferramentas importantes para a compreensão da história de vida desses animais. O objetivo do trabalho foi descrever como a ossificação está ocorrendo na espécie e estimar a idade dos indivíduos vivos por meio de métodos de diagnóstico por imagem. Ao longo dos anos de 2011 a 2012, radiografias e exames ultrassonográficos das nadadeiras peitorais de 72 animais (37 machos e 35 fêmeas) mantidos cativos em dois centros de pesquisa e reabilitação no estado do Amazonas, Brasil, foram avaliados para o acompanhamento do desenvolvimento ósseo. Observou-se que a espécie se desenvolve lentamente, sem grandes eventos marcantes, e que não existe dimorfismo sexual no modo como a ossificação acontece, e sim no tempo em que a mesma está ocorrendo. Os métodos radiográficos estimam corretamente a idade. Contudo, as janelas de idade estimada obtidas como resultado apresentam intervalos de tempo muito amplos. As tentativas efetuadas para adaptação de metodologia ultrassonográfica não gerou resultados positivos. Estudos longitudinais futuros de longa duração podem ser realizados na tentativa de aumentar a precisão das estimativas encontradas, com a consequente redução das janelas cronológicas propostas.

Área de concentração : Biologia de Água Doce e Pesca Interior

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha