Quando encontrar aves na Amazônia Central: variação da atividade vocal em duas escalas temporais / Vanessa França Vindica.

Por: Vindica, Vanessa FrançaColaborador(es):Ferraz, Gonçalo [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2014Notas: ix, 44f. : il., colorAssunto(s): Aves -- Comunidades de aves | Aves -- Bioacústical | Aves -- Floresta tropicalClassificação Decimal de Dewey: 598 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2014 Sumário: Em regiões temperadas, as aves concentram a atividade vocal no início da manhã em dias de primavera e verão, mas nos trópicos, onde a alta diversidade traz uma variedade de padrões de atividade diários e sazonais, a atividade vocal é menos previsível. Nós documentamos padrões quantitativos de variação temporal da atividade vocal para 160 espécies de aves florestais da Amazônia Central, avaliando a variação entre os dias da estação seca e entre as horas da manhã. Para abranger uma área de aproximadamente 500 km2 nós amostramos a vocalização das aves usando dispositivos de gravação autônomos distribuídos em 170 pontos, e construímos uma base de dados de mais de 4.500 horas de gravação. Para quantificar a variação temporal modelamos os dados com um modelo de ocupação multi-escala ajustado em um contexto Bayesiano. Nosso modelo separa a ocupação do sítio da detecção das espécies em duas escalas temporais - estação seca e manhã - usando funções quadráticas para representar a variação temporal baseada na detecção do som ao longo da estação e ao longo da manhã. A comunidade mostrou pico de atividade vocal em Agosto, no meio da estação seca, e aproximadamente 40 minutos após o nascer do sol, na escala da manhã. Os resultados espécie-específicos revelaram que a maioria das espécies não mostrou variação evidente de atividade vocal ao longo da estação, e que poucas espécies tiveram pico de atividade antes do nascer do sol ou no final da manhã. Nossos resultados oferecem base para otimizar o planejamento de trabalho de campo com aves na Amazônia Central e uma avaliação quantitativa robusta do comportamento vocal que pode ser comparado com outras características das espécies.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 598 V781q (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 14-0742

Dissertação (mestre) - INPA, 2014

Em regiões temperadas, as aves concentram a atividade vocal no início da manhã em dias de primavera e verão, mas nos trópicos, onde a alta diversidade traz uma variedade de padrões de atividade diários e sazonais, a atividade vocal é menos previsível. Nós documentamos padrões quantitativos de variação temporal da atividade vocal para 160 espécies de aves florestais da Amazônia Central, avaliando a variação entre os dias da estação seca e entre as horas da manhã. Para abranger uma área de aproximadamente 500 km2 nós amostramos a vocalização das aves usando dispositivos de gravação autônomos distribuídos em 170 pontos, e construímos uma base de dados de mais de 4.500 horas de gravação. Para quantificar a variação temporal modelamos os dados com um modelo de ocupação multi-escala ajustado em um contexto Bayesiano. Nosso modelo separa a ocupação do sítio da detecção das espécies em duas escalas temporais - estação seca e manhã - usando funções quadráticas para representar a variação temporal baseada na detecção do som ao longo da estação e ao longo da manhã. A comunidade mostrou pico de atividade vocal em Agosto, no meio da estação seca, e aproximadamente 40 minutos após o nascer do sol, na escala da manhã. Os resultados espécie-específicos revelaram que a maioria das espécies não mostrou variação evidente de atividade vocal ao longo da estação, e que poucas espécies tiveram pico de atividade antes do nascer do sol ou no final da manhã. Nossos resultados oferecem base para otimizar o planejamento de trabalho de campo com aves na Amazônia Central e uma avaliação quantitativa robusta do comportamento vocal que pode ser comparado com outras características das espécies.

Área de concentração : Ecologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha