Efeito de riachos, chuva e disponibilidade de presas na ocorrência de Bothrops Atrox (Serpentes: Viperidae) em uma área de 25km2 na Amazônia Central / Carlos Roberto Abrahão.

Por: Abrahão, Carlos RobertoColaborador(es): Lima, Albertina Pimentel | Ferraz, GonçaloDetalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2007Notas: VII, 39 f. : ilAssunto(s): Bothrops atrox | Jararaca -- Serpente | Variáveis ambientaisClassificação Decimal de Dewey: 597.96 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: As variações ambientais produzem condições que influenciam a distribuição espacial da maioria dos organismos terrestres, podendo afetar também a ocorrênciae a detecção das serpentes. Estudos anteriores sugerem relaçSes ecológica entre serpentes, água e condiçSes atmosféricas, mas poucos consideram adetectabilidade nas suas analises. Isto e importante uma vez que serpentes geralmente são animais cripticos e dificilmente são detectadas. A jararaca (Bothrops atrox) e responsável pela maioria dos acidentes ofídicos na Amazônia Brasileira e e uma das serpentes mais freqüentes em toda a Amazônia, ressaltando a necessidade de se conhecer sua ocorrência e atividade. Dados de presença e ausencia de B. atrox foram coletados em uma área de 25 km2 de floresta primaria de terra-firme próxima a cidade de Manaus, Amazonas. Nesta área, 47 parcelas de 250 x 10 m foram percorridas de quatro a cinco vezes no periodo de um ano. Usando uma analise de máxima verossimilhança, foram estimados os efeitos de variáveis ambientais (presença de riacho, ordem do riacho, disponibilidade de presas [anuros] e ocorrência de chuva) nas probabilidades de ocupação e de detecção desta espécie. Foi observado que B. atrox usualmente ocupa as áreas próximas a riachos, sendo mais facilmente detectada em áreas próximas a riachos de primeira ordem. A ocorrência de chuva exerceu influencia positiva na detectabilidade de B. atrox, enquanto a disponibilidade de presas parece não estar relacionada com sua detecção.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.96 A159e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0495

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007

As variações ambientais produzem condições que influenciam a distribuição espacial da maioria dos organismos terrestres, podendo afetar também a ocorrênciae a detecção das serpentes. Estudos anteriores sugerem relaçSes ecológica entre serpentes, água e condiçSes atmosféricas, mas poucos consideram adetectabilidade nas suas analises. Isto e importante uma vez que serpentes geralmente são animais cripticos e dificilmente são detectadas. A jararaca (Bothrops atrox) e responsável pela maioria dos acidentes ofídicos na Amazônia Brasileira e e uma das serpentes mais freqüentes em toda a Amazônia, ressaltando a necessidade de se conhecer sua ocorrência e atividade. Dados de presença e ausencia de B. atrox foram coletados em uma área de 25 km2 de floresta primaria de terra-firme próxima a cidade de Manaus, Amazonas. Nesta área, 47 parcelas de 250 x 10 m foram percorridas de quatro a cinco vezes no periodo de um ano. Usando uma analise de máxima verossimilhança, foram estimados os efeitos de variáveis ambientais (presença de riacho, ordem do riacho, disponibilidade de presas [anuros] e ocorrência de chuva) nas probabilidades de ocupação e de detecção desta espécie. Foi observado que B. atrox usualmente ocupa as áreas próximas a riachos, sendo mais facilmente detectada em áreas próximas a riachos de primeira ordem. A ocorrência de chuva exerceu influencia positiva na detectabilidade de B. atrox, enquanto a disponibilidade de presas parece não estar relacionada com sua detecção.

Área de concentração : Ecologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha