Aspectos ecológicos dos anfíbios registrados no parque estadual de Ibitipoca, Minas Gerais (Amphibia, Anura) / Renato Neves Feio.

Por: Feio, Renato NevesColaborador(es):Caramaschi, Ulisses [Orientador]Detalhes da publicação: Rio de Janeiro [s.n.] 1990Notas: 106 f. : ilAssunto(s): Anuros -- Minas Gerais | Parque Estadual do Ibitipoca (MG)Classificação Decimal de Dewey: 597.8 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Museu Nacional/UFRJ, 1990 Sumário: Foram estudados aspectos da composição, ocupação ambiental e período de atividade de anurofauna registrada no Parque Estadual de Ibitipoca (MG), através de coletas e observações mensais realizadas de outubro/1986 a novembro/1988. Ocorreram 26 espécies, sendo pouco provável um aumento substancial deste número. Diferentes preferências na ocupação ambiental foram observadas, com algumas espécies exclusivas de formações abertas, outras de mata e algumas comuns a esses dois tipos básicos de ambientes. As espécies apresentaram preferências distintas quanto à distribuição pelos micro-habitats, com poucas sobreposições. O período de atividade de cada espécie esteve relacionado às diferentes épocas do ano, havendo espécies ativas apenas na época mais quente e úmida, outras na época mais fria e seca, e algumas, menos restritas, que apresentaram maior amplitude de ocorrência. Discutiu-se o grau de preservação dos ambientes como fator limitante à sua ocupação por determinadas espécies. .
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.8 F299a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0791

Dissertação (mestre) - Museu Nacional/UFRJ, 1990

Foram estudados aspectos da composição, ocupação ambiental e período de atividade de anurofauna registrada no Parque Estadual de Ibitipoca (MG), através de coletas e observações mensais realizadas de outubro/1986 a novembro/1988. Ocorreram 26 espécies, sendo pouco provável um aumento substancial deste número. Diferentes preferências na ocupação ambiental foram observadas, com algumas espécies exclusivas de formações abertas, outras de mata e algumas comuns a esses dois tipos básicos de ambientes. As espécies apresentaram preferências distintas quanto à distribuição pelos micro-habitats, com poucas sobreposições. O período de atividade de cada espécie esteve relacionado às diferentes épocas do ano, havendo espécies ativas apenas na época mais quente e úmida, outras na época mais fria e seca, e algumas, menos restritas, que apresentaram maior amplitude de ocorrência. Discutiu-se o grau de preservação dos ambientes como fator limitante à sua ocupação por determinadas espécies. .

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha