Morfologia do tubo digestório aplicada à compreensao da dieta em quelônios da família Podocnemididae / Marcela dos Santos Magalhaes.

Por: Magalhaes, Marcela dos SantosColaborador(es):Vogt, Richard Carl | Moura, Carlos Eduardo Bezerra de | Barcellos, José Fernando MarquesDetalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2010Notas: xii, 78 f. : il. colorAssunto(s): Quelônios | Sistema digestório | Anatomia | HistologiaClassificação Decimal de Dewey: 597.920443 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2010 Sumário: Neste estudo foram utilizados 75 animais sendo 15 exemplares de cada espécie, Podocnemis expansa, Podocnemis unifilis, Podocnemis sextuberculata, Podocnemis erythrocephala e Peltocephalus dumerilianus, com objetivo de caracterizar a morfologia do tubo digestório dessas espécies. Foram realizadas as descriçoes anatômicas e histológicas e análise dos órgaos do tubo digestório. As cinco espécies apresentaram a mucosa esofágica caracterizada por duas regioes distintas, a primeira com papilas esofágicas e a segunda com pregas longitudinais; sendo um órgao aglandular, com células mucosas, caliciformes e secretoras. O estômago em P. expansa, P. unifilis e P. erytrhocephala é formado por duas porçoes gástricas separadas por uma constriçao, a primeira mais volumosa composta pelas regioes cárdica e fúndica aglandulares e caracterizadas pela presença de células caliciformes. A segunda porçao se curva para a direita logo abaixo da primeira e é formada pela regiao pilórica desenvolvida, com grande quantidade de glândulas em sua lâmina própria. Em P. sextuberculata o estômago apresentou forma de "J" e em P. dumerilianus forma a ferradura encurvada. Nessas duas espécies esse órgao apresentou grande quantidade de glândulas em todas as regioes. O intestino delgado (ID) em todas as espécies é um tubo longo e enovelado. Apresenta pregas reticulares na regiao cranial, longitudinais baixas e em zigue-zague na regiao média e, longitudinais altas em zigue-zague bem evidentes na regiao caudal. Caracteriza-se pela presença de vilosidades que se apresentam diferentes em cada regiao do ID. O intestino grosso (IG) em P. expansa, P. unifilis e P. erythrocephala inicia-se com uma dilataçao, o ceco, seguindo por regioes reta e tubular, o cólon/reto. Em P. sextuberculata e P. dumerilianus, o IG é formado apenas de uma regiao tubular. O IG apresenta maior quantidade de células caliciformes quando comparado ao ID. Em todas as espécies ocorreu diferença entre o comprimento do ID e IG, sendo ID proporcionalmente maior que o IG (p 0,0001). Este trabalho define que para a manutençao destas espécies de quelônios em cativeiro uma dieta ou raçao deva ser elaborada em separado para as de adaptaçoes herbívora, onívora e carnívora.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.920443 M188m (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 10-0262

Dissertação (mestre) - INPA, 2010

Neste estudo foram utilizados 75 animais sendo 15 exemplares de cada espécie, Podocnemis expansa, Podocnemis unifilis, Podocnemis sextuberculata, Podocnemis erythrocephala e Peltocephalus dumerilianus, com objetivo de caracterizar a morfologia do tubo digestório dessas espécies. Foram realizadas as descriçoes anatômicas e histológicas e análise dos órgaos do tubo digestório. As cinco espécies apresentaram a mucosa esofágica caracterizada por duas regioes distintas, a primeira com papilas esofágicas e a segunda com pregas longitudinais; sendo um órgao aglandular, com células mucosas, caliciformes e secretoras. O estômago em P. expansa, P. unifilis e P. erytrhocephala é formado por duas porçoes gástricas separadas por uma constriçao, a primeira mais volumosa composta pelas regioes cárdica e fúndica aglandulares e caracterizadas pela presença de células caliciformes. A segunda porçao se curva para a direita logo abaixo da primeira e é formada pela regiao pilórica desenvolvida, com grande quantidade de glândulas em sua lâmina própria. Em P. sextuberculata o estômago apresentou forma de "J" e em P. dumerilianus forma a ferradura encurvada. Nessas duas espécies esse órgao apresentou grande quantidade de glândulas em todas as regioes. O intestino delgado (ID) em todas as espécies é um tubo longo e enovelado. Apresenta pregas reticulares na regiao cranial, longitudinais baixas e em zigue-zague na regiao média e, longitudinais altas em zigue-zague bem evidentes na regiao caudal. Caracteriza-se pela presença de vilosidades que se apresentam diferentes em cada regiao do ID. O intestino grosso (IG) em P. expansa, P. unifilis e P. erythrocephala inicia-se com uma dilataçao, o ceco, seguindo por regioes reta e tubular, o cólon/reto. Em P. sextuberculata e P. dumerilianus, o IG é formado apenas de uma regiao tubular. O IG apresenta maior quantidade de células caliciformes quando comparado ao ID. Em todas as espécies ocorreu diferença entre o comprimento do ID e IG, sendo ID proporcionalmente maior que o IG (p 0,0001). Este trabalho define que para a manutençao destas espécies de quelônios em cativeiro uma dieta ou raçao deva ser elaborada em separado para as de adaptaçoes herbívora, onívora e carnívora.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha