Biologia reprodutiva de cinco espécies ornamentais de Apistogramma (Teleostei: Cichlidae) da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amana - Amazonas / Ana Carolina Prado Valladares da Rocha.

Por: Rocha, Ana Carolina Prado Valladares daColaborador(es):Santos, Geraldo Mendes dos | Amadio, Sidinéia AparecidaDetalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2009Notas: 99 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): Ciclídeos | Peixes ornamentais | Reproduçao | HermafroditismoClassificação Decimal de Dewey: 597.580416 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2009 Sumário: As espécies do gênero Apistogramma sao amplamente difundidas no comércio de peixes ornamentais, devido à sua diversidade de cores, fácil criaçao e reproduçao em cativeiro. Coletas para levantamento da ictiofauna com interesse ornamental em igarapés da RDS Amana, realizadas pelo Projeto de Peixes Ornamentais do IDS Mamirauá, revelaram a presença de cinco espécies do gênero Apistogramma na regiao. Estas espécies foram selecionadas para este estudo com o objetivo de determinar as táticas reprodutivas e a estrutura populacional. Para cada espécie foram descritas macro e microscopicamente as diversas fases do ciclo reprodutivo e determinados a proporçao sexual por mês e tamanho, o comprimento médio de primeira maturaçao gonadal, o período reprodutivo, tipo de desova, a relaçao peso/comprimento e o fator de condiçao. As coletas foram realizadas bimestralmente, de fevereiro/ 2006 a fevereiro/ 2007. Foram analisados 1769 exemplares de A. agassizii, 479 de A. bitaeniata, 121 de A. eunotus, 490 de A. pertensis e 645 de A. hippolytae.. O comprimento médio de primeira maturaçao (L50) para fêmeas foi o seguinte: A. agassizii: 21,9 mm; A. bitaeniata: 25,5 mm; A.eunotus: 26,7 mm; A. pertensis: 27,2 e A. hippolytae: 27,7 mm. A proporçao sexual de A. eunotus e A. pertensis foi sempre de 1:1 ao longo do tempo, entretanto as demais espécies apresentaram diferenças favoráveis às fêmeas ou machos em diferentes meses do ano. Para todas as espécies foram identificados cinco estádios de maturidade gonadal: imaturo, em maturaçao, maduro, esvaziado e repouso, sendo que este último nao ocorre para machos. As avaliaçoes macro e microscópicas indicaram que a desova é do tipo total para todas as espécies. A histologia das gônadas mostrou a presença de ovócitos na fase perinucleolar em testículos de machos de quatro espécies, exceto para A. agassizii. Estes dados indicam que estas espécies devem ser tratadas de forma diferenciada no caso de manejo e que há a possibilidade de reversao sexual para as espécies A. bitaeniata, A. eunotus, A. pertensis e A. hippolytae.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.580416 R672b (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 11-0077
Percorrendo a Biblioteca INPA as estantes, Coleção: Dissertação Fechar navegador de prateleira (Oculta o navegador da estante)
T 597.580415 D671r Respostas metabólicas e genéticas do acará-açu, Astronotus ocellatus (Perciformes: Cichlidae), mediante exposição ao petróleo / T 597.580415 D671r Respostas metabólicas e genéticas do acará-açu, Astronotus ocellatus (Perciformes: Cichlidae), mediante exposição ao petróleo / T 597.580415 G167d Distribuiçao da variabilidade genética da pescada, Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) na calha do Rio Amazonas / T 597.580416 R672b Biologia reprodutiva de cinco espécies ornamentais de Apistogramma (Teleostei: Cichlidae) da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amana - Amazonas / T 597.6 H586s Sistemática e história natural de anfíbios anuros das nascentes dos rios Samã e Miang em áreas de altitude do Escudo da Guiana em Roraima (amphibia, anura) = Systematics and natural history of anuran amphibians in the headwaters of the rivers samã and miang in altitudinal areas of the guiana shield in roraima (Amphibia, Anura) T 597.6 J82f Fatores determinantes dos padrões de distribuição e densidade de Allobates sumtuosus (Dendrobatidae) e Atelopus spumarius (Bufonidae) em duas bacias de drenagem em uma área de floresta de terra-firme na Amazônia central / T 597.6 M217g Genes, formas e sons revelam estágio incipiente de especiação alopátrica no anuro amazônico Allobates tapajos (Dendrobatidae) /

Dissertação (mestre) - INPA, 2009

As espécies do gênero Apistogramma sao amplamente difundidas no comércio de peixes ornamentais, devido à sua diversidade de cores, fácil criaçao e reproduçao em cativeiro. Coletas para levantamento da ictiofauna com interesse ornamental em igarapés da RDS Amana, realizadas pelo Projeto de Peixes Ornamentais do IDS Mamirauá, revelaram a presença de cinco espécies do gênero Apistogramma na regiao. Estas espécies foram selecionadas para este estudo com o objetivo de determinar as táticas reprodutivas e a estrutura populacional. Para cada espécie foram descritas macro e microscopicamente as diversas fases do ciclo reprodutivo e determinados a proporçao sexual por mês e tamanho, o comprimento médio de primeira maturaçao gonadal, o período reprodutivo, tipo de desova, a relaçao peso/comprimento e o fator de condiçao. As coletas foram realizadas bimestralmente, de fevereiro/ 2006 a fevereiro/ 2007. Foram analisados 1769 exemplares de A. agassizii, 479 de A. bitaeniata, 121 de A. eunotus, 490 de A. pertensis e 645 de A. hippolytae.. O comprimento médio de primeira maturaçao (L50) para fêmeas foi o seguinte: A. agassizii: 21,9 mm; A. bitaeniata: 25,5 mm; A.eunotus: 26,7 mm; A. pertensis: 27,2 e A. hippolytae: 27,7 mm. A proporçao sexual de A. eunotus e A. pertensis foi sempre de 1:1 ao longo do tempo, entretanto as demais espécies apresentaram diferenças favoráveis às fêmeas ou machos em diferentes meses do ano. Para todas as espécies foram identificados cinco estádios de maturidade gonadal: imaturo, em maturaçao, maduro, esvaziado e repouso, sendo que este último nao ocorre para machos. As avaliaçoes macro e microscópicas indicaram que a desova é do tipo total para todas as espécies. A histologia das gônadas mostrou a presença de ovócitos na fase perinucleolar em testículos de machos de quatro espécies, exceto para A. agassizii. Estes dados indicam que estas espécies devem ser tratadas de forma diferenciada no caso de manejo e que há a possibilidade de reversao sexual para as espécies A. bitaeniata, A. eunotus, A. pertensis e A. hippolytae.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha