Estudo da idade e crescimento de Cichla monoculus, Spix, 1831, (Perciformes: Cichlidae) no Amazonas Central, pela análise de estruturas duras / Roselany de Oliveira Corrêa.

Por: Corrêa, Roselany de OliveiraColaborador(es):Bittencourt, Maria Mercedes [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1998Notas: 70 f. : ilAssunto(s): Tucunaré -- Crescimento | Tucunaré -- IdadeClassificação Decimal de Dewey: 597.58 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998 Sumário: A determinação da idade do tucunaré, Cichla monoculus, foi feita através da interpretação das marcas de crescimento que se depositam nas escamas. Esta estrutura foi selecionada entre otólitos, raios de nadadeira e opérculos, como sendo a melhor para estudos de idade e crescimento. Através da análise do incremento marginal relativo (IMR), observou-se que os anéis de crescimento do tucunaré são periódicos e se formam uma vez por ano, entre os meses de agosto e setembro (vazante). Acredita-se que a formação dos anéis de crescimento esteja relacionada ao "stress" causado pelas grandes mudanças ambientais que anunciam a chegada da seca; e ao desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. Através dos índices biológicos, observou-se que o período reprodutivo do tucunaré ocorreu, com maior intensidade, durante a enchente quando as gônadas estão mais pesadas. Considerando o aspecto reprodutivo, C. monoculus se comporta como um k-estrategista, embora, de acordo com o crescimento, ele seja considerado um r-estrategista . Os machos são maiores que as fêmeas e ambos têm crescimento isométrico. Atingem maturidade sexual com 19,75cm e aproximadamente um ano de idade). Determinar a idade do tucunaré através de escamas foi possível, porém houve dificuldade na definição dos parâmetros de crescimento devido a grande variabilidade individual da amostra. Mudar o tipo de amostragem, aumentar o número de exemplares e/ou fazer o acompanhamento de uma população em cativeiro, seriam algumas alternativas para diminuir a variabilidade e dar estimativas mais precisas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.58 C824e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0311
Livro Livro
Dissertação T 597.58 C824e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0312

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998

A determinação da idade do tucunaré, Cichla monoculus, foi feita através da interpretação das marcas de crescimento que se depositam nas escamas. Esta estrutura foi selecionada entre otólitos, raios de nadadeira e opérculos, como sendo a melhor para estudos de idade e crescimento. Através da análise do incremento marginal relativo (IMR), observou-se que os anéis de crescimento do tucunaré são periódicos e se formam uma vez por ano, entre os meses de agosto e setembro (vazante). Acredita-se que a formação dos anéis de crescimento esteja relacionada ao "stress" causado pelas grandes mudanças ambientais que anunciam a chegada da seca; e ao desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. Através dos índices biológicos, observou-se que o período reprodutivo do tucunaré ocorreu, com maior intensidade, durante a enchente quando as gônadas estão mais pesadas. Considerando o aspecto reprodutivo, C. monoculus se comporta como um k-estrategista, embora, de acordo com o crescimento, ele seja considerado um r-estrategista . Os machos são maiores que as fêmeas e ambos têm crescimento isométrico. Atingem maturidade sexual com 19,75cm e aproximadamente um ano de idade). Determinar a idade do tucunaré através de escamas foi possível, porém houve dificuldade na definição dos parâmetros de crescimento devido a grande variabilidade individual da amostra. Mudar o tipo de amostragem, aumentar o número de exemplares e/ou fazer o acompanhamento de uma população em cativeiro, seriam algumas alternativas para diminuir a variabilidade e dar estimativas mais precisas.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha