Táticas alimentares e reprodutivas do tucunaré - comum (Cichla monoculus AGASSIZ, 1813) no reservatório da UHE de Balbina - AM, Brasilnaldo Braga de Oliveira Júnior. Arnaldo Braga de Oliveira Júnior.

Por: Oliveira Júnior, Arnaldo Braga deColaborador(es):Santos, Geraldo Mendes dos [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1998Notas: 74f. : ilAssunto(s): Tucunaré -- Alimentação | Tucunaré -- ReproduçãoClassificação Decimal de Dewey: 597.58 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998 Sumário: O presente trabalho foi realizado no reservatório da UHE de Balbina, localizado no Rio Uatumã, município de Presidente Figueiredo, à cerca de 180km de Manaus, AM - Brasil. Ele teve como objetivo caracterização das espécies de tucunarés e estudar as táticas alimentares e reprodutivas do tucunaré - comum (Cichla monoculus) a espécie mais abundante. Os exemplares foram capturados com malhadeiras ou currico em coletas trimestrais entre dezembro/95 a dezembro/96, além de coletas avulsas entre os meses de março e agosto/97. As três espécies encontradas (Cichla monoculus, Cichictemensis e Cichla sp.) são distinguíveis pelo padrão de colorido e número de escamas da linha lateral padrão e abaixo da linha lateral. Foram analisados 366 exemplares de Cichla monoculus, sendo 181 machos, 171 fêmeas e 14 jovens, com comprimento padrão e peso médio de 251mm e 407g respectivamente, sendo que as fêmeas teve comprimento e peso médio menor que os machos. Dos estômagos analisados, 49% estavam vazios e 51% continham alimento, sendo que o grau de enchimento está relacionado ao periodo reprodutivo. Sua dieta é constituida exclusivamente de peixes de pequeno porte sendo as presas mais comuns a orana (Hemiodopsis goeldi/) e a piaba (Hemigrammus levis). A proporção sexual foi de aproximadamente 1:1 e a reprodução ocorreu durante todo o ano, com maior freqüência de dezembro a março. O comprimento padrão médio da primeira maturação sexual foi de 200mm para machos, 190mm para fêmeas e 190mm para ambos os sexos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.58 O48t (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0650
Livro Livro
Dissertação T 597.58 O48t (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0651

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998

O presente trabalho foi realizado no reservatório da UHE de Balbina, localizado no Rio Uatumã, município de Presidente Figueiredo, à cerca de 180km de Manaus, AM - Brasil. Ele teve como objetivo caracterização das espécies de tucunarés e estudar as táticas alimentares e reprodutivas do tucunaré - comum (Cichla monoculus) a espécie mais abundante. Os exemplares foram capturados com malhadeiras ou currico em coletas trimestrais entre dezembro/95 a dezembro/96, além de coletas avulsas entre os meses de março e agosto/97. As três espécies encontradas (Cichla monoculus, Cichictemensis e Cichla sp.) são distinguíveis pelo padrão de colorido e número de escamas da linha lateral padrão e abaixo da linha lateral. Foram analisados 366 exemplares de Cichla monoculus, sendo 181 machos, 171 fêmeas e 14 jovens, com comprimento padrão e peso médio de 251mm e 407g respectivamente, sendo que as fêmeas teve comprimento e peso médio menor que os machos. Dos estômagos analisados, 49% estavam vazios e 51% continham alimento, sendo que o grau de enchimento está relacionado ao periodo reprodutivo. Sua dieta é constituida exclusivamente de peixes de pequeno porte sendo as presas mais comuns a orana (Hemiodopsis goeldi/) e a piaba (Hemigrammus levis). A proporção sexual foi de aproximadamente 1:1 e a reprodução ocorreu durante todo o ano, com maior freqüência de dezembro a março. O comprimento padrão médio da primeira maturação sexual foi de 200mm para machos, 190mm para fêmeas e 190mm para ambos os sexos.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha