Estimativa da variabilidade genética da piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii) por meio de marcadores moleculares microssatélites e D-loop de quatro localidades da Amazônia : diferenças entre calha e tributários / Fabíola da Costa Rodrigues.

Por: Rodrigues, Fabíola da CostaColaborador(es):Alves Gomes, José Antônio | Farias, Izeni PiresDetalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2009Notas: xvi, 80 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): Piramutaba -- Variabilidade genética | Brachyplatystoma vaillantii | Marcadores moleculares | Genética de populaçoesClassificação Decimal de Dewey: 597.520415 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertaçao (mestrado)-- INPA, Manaus, 2009. Sumário: A piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii) é um grande bagre que realiza longas migraçoes em rios de águas brancas da bacia Amazônica. Esse bagre necessita de áreas específicas para a criaçao, alimentaçao e reproduçao, uma extensao que vai desde o estuário até as cabeceiras do rio Solimoes-Amazonas. É uma das espécies de bagres mais capturadas pela pesca, em particular a pesca industrial que a exporta para vários países, movimentando milhoes de dólares por ano. A piramutaba encontra-se em sobre-pesca de crescimento, fato notado pela contínua diminuiçao no tamanho nas capturas. Considerando a importância ecológica e econômica desta espécie, este trabalho abordou uma análise da variabilidade genética da piramutaba, provenientes de quatro localidades (Vila Bittencourt, Manaus, Tefé e Porto Velho) da bacia Amazônica, no sentido Norte-Sul de distribuiçao da espécie, por meio de marcadores de sequências da regiao controle do DNA mitocondrial e de marcadores microssatélites. Foram desenvolvidos e caracterizados 15 marcadores microssatélites espécie-específicos e seis foram escolhidos e utilizados para as análises populacionais. Os resultados obtidos com as sequências de DNA mitocondrial e com os marcadores microssatélites mostraram a existência de um único estoque geneticamente homogêneo. A migraçao realizada pela piramutaba nao é só importante para o seu ciclo de vida, mas também para a manutençao de sua diversidade genética. Os resultados desta dissertaçao podem ajudar em futuros estudos de manejo e de conservaçao da piramutaba na Amazônia.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.520415 R696e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 10-0226

Dissertaçao (mestrado)-- INPA, Manaus, 2009.

A piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii) é um grande bagre que realiza longas migraçoes em rios de águas brancas da bacia Amazônica. Esse bagre necessita de áreas específicas para a criaçao, alimentaçao e reproduçao, uma extensao que vai desde o estuário até as cabeceiras do rio Solimoes-Amazonas. É uma das espécies de bagres mais capturadas pela pesca, em particular a pesca industrial que a exporta para vários países, movimentando milhoes de dólares por ano. A piramutaba encontra-se em sobre-pesca de crescimento, fato notado pela contínua diminuiçao no tamanho nas capturas. Considerando a importância ecológica e econômica desta espécie, este trabalho abordou uma análise da variabilidade genética da piramutaba, provenientes de quatro localidades (Vila Bittencourt, Manaus, Tefé e Porto Velho) da bacia Amazônica, no sentido Norte-Sul de distribuiçao da espécie, por meio de marcadores de sequências da regiao controle do DNA mitocondrial e de marcadores microssatélites. Foram desenvolvidos e caracterizados 15 marcadores microssatélites espécie-específicos e seis foram escolhidos e utilizados para as análises populacionais. Os resultados obtidos com as sequências de DNA mitocondrial e com os marcadores microssatélites mostraram a existência de um único estoque geneticamente homogêneo. A migraçao realizada pela piramutaba nao é só importante para o seu ciclo de vida, mas também para a manutençao de sua diversidade genética. Os resultados desta dissertaçao podem ajudar em futuros estudos de manejo e de conservaçao da piramutaba na Amazônia.

Área de concentração: Genética, Conservação e Biologia Evolutiva.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha