Variabilidade genética da piramutaba - Brachyplatystoma vaillantii (Valenciennes, 1840) (Siluriformes:Pimelodidae) no sistema Estuário-Amazonas-Solimões / Kyara Formiga-Aquino.

Por: Formiga Aquino, KyaraColaborador(es):Alves Gomes, José AntônioDetalhes da publicação: 2004Notas: xv, 76 f. : ilAssunto(s): Piramutaba -- Variabilidade genéticaClassificação Decimal de Dewey: 597.520415 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)-- INPA/UFAM, Manaus, 2004. Sumário: A piramutaba (Brachyplatystoma vaillantií) é uma das duas mais importantes espécies comerciais de bagres na Amazônia, principalmente para o mercado de exportação. Vários autores sugerem em seus trabalhos que a espécie é composta de um único estoque que migra sazonalmente, utilizando diferentes áreas para a reprodução, alimentação/crescimento ao longo do sistema Estuário-Amazonas-Solimões (EAS). Desta forma, a piramutaba é capturada tanto pela pesca comercial artesanal, que ocorre em todo o sistema EAS, quanto pela industrial, que é praticada somente no estuário, paralelamente à pesca artesanal. Este trabalho teve como objetivos principais estimar a variabilidade genética e verificar a existência de correlação geográfica e genética entre os indivíduos de B. vaillantii coletados em cinco pontos ao longo do sistema EAS, sendo as amostras obtidas em mercados das cidades de Belém, Santarém, Manaus, Tefé e Tabatinga.Foram sequenciados 942 pares de base, que correspondem a região controle do DNA mt de 100 espécimens das cinco localidades. As sequências nucleotídicas foram utilizadas em análises de polimorfimo de DNA, filogenéticas, AMOV A e no teste de Mantel. Dentre os 100 indivíduos de B. vaillantií foram identificados 92 haplotipos, com 87 singletons. As análises filogenéticas e populacionais demonstraram que não há segregação genética entres os indivíduos de B. vaillantii e, de acordo com o teste Mantel, não há correlação entre a distância genética e a distância geográfica dos indivíduos de B. vaillantii, nas localidades de Belém, Santarém, Manaus, Tefé e Tabatinga. Isto corrobora a idéia de um único estoque pesqueiro para a espécie na Amazônia.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.520415 F725v (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0474

Dissertação (mestrado)-- INPA/UFAM, Manaus, 2004.

A piramutaba (Brachyplatystoma vaillantií) é uma das duas mais importantes espécies comerciais de bagres na Amazônia, principalmente para o mercado de exportação. Vários autores sugerem em seus trabalhos que a espécie é composta de um único estoque que migra sazonalmente, utilizando diferentes áreas para a reprodução, alimentação/crescimento ao longo do sistema Estuário-Amazonas-Solimões (EAS). Desta forma, a piramutaba é capturada tanto pela pesca comercial artesanal, que ocorre em todo o sistema EAS, quanto pela industrial, que é praticada somente no estuário, paralelamente à pesca artesanal. Este trabalho teve como objetivos principais estimar a variabilidade genética e verificar a existência de correlação geográfica e genética entre os indivíduos de B. vaillantii coletados em cinco pontos ao longo do sistema EAS, sendo as amostras obtidas em mercados das cidades de Belém, Santarém, Manaus, Tefé e Tabatinga.Foram sequenciados 942 pares de base, que correspondem a região controle do DNA mt de 100 espécimens das cinco localidades. As sequências nucleotídicas foram utilizadas em análises de polimorfimo de DNA, filogenéticas, AMOV A e no teste de Mantel. Dentre os 100 indivíduos de B. vaillantií foram identificados 92 haplotipos, com 87 singletons. As análises filogenéticas e populacionais demonstraram que não há segregação genética entres os indivíduos de B. vaillantii e, de acordo com o teste Mantel, não há correlação entre a distância genética e a distância geográfica dos indivíduos de B. vaillantii, nas localidades de Belém, Santarém, Manaus, Tefé e Tabatinga. Isto corrobora a idéia de um único estoque pesqueiro para a espécie na Amazônia.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha