Ergasilidae e branchiura parasitas das brânquias de ciclídeos da Amazônia Central, Brasil / Cleusa Suzana Oliveira de Araújo de Albuquerque.

Por: Albuquerque, Cleusa Suzana Oliveira de Araújo deColaborador(es):Varella, Ângela Maria Bezerra [Orientadora]Detalhes da publicação: 1996Notas: 61f. : ilAssunto(s): Crustáceos -- Amazônia | Peixes -- Parasitas | Branchiura | ErgasilidaeClassificação Decimal de Dewey: 597.58 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)-- INPA, Manaus, 1996. Sumário: Um total de 128 peixes pertencentes a 12 gêneros e 16 espécies da família Cichlidae foram coletados nos sistemas de água branca (54 peixes): Lago Grande, na Ilha da Marchantaria, lago Janaucá e água preta (74 peixes): Lago Catalão, Boca do igarapé do Tarumã-Mirim e rio Jatapu. Os seguintes crustáceos foram encontrados parasitando os filamentos branquiais: Argulus e Dolops, da classe Branchiura; Ergasilus e Acusicola da classe Copepoda, família Ergasilidae. Na Ilha da Marchantaria, somente Cichla monoculus e Astronotus ocelatus estavam parasitados. Dos Cichla monoculus capturados em junho, 4/11 (36%) estavam parasitados por Ergasilus sp1, 2/11 (18%) por Acusicola tucanarense e 1/11 (9%) por Argulus amazonicus. Todos os C. monoculus capturados em outubro, na Ilha da Marchantaria (10) e no igarapé do Tarumã-Mirim (8) estavam 100% parasitados por Ergasilus sp1 e Ergasilus sp2, respectivamente. Dos A. ocelatus coletados em outubro na Marchantaria 5/11 (45%) estavam parasitados por branquiúros enquanto que os coletados no Lago Catalão (8) não estavam parasitados. Ergasilus sp.1 e sp.2 mostraram-se específicos para C. monoculus, como também para os locais de coleta. Aqueles peixes parasitados por Ergasilus sp. 2 apresentaram suas brânquias hiperplásicas, o que não ocorreu com aqueles infestados por Ergasilus sp. 1.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.58 A345e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1537

Dissertação (mestrado)-- INPA, Manaus, 1996.

Um total de 128 peixes pertencentes a 12 gêneros e 16 espécies da família Cichlidae foram coletados nos sistemas de água branca (54 peixes): Lago Grande, na Ilha da Marchantaria, lago Janaucá e água preta (74 peixes): Lago Catalão, Boca do igarapé do Tarumã-Mirim e rio Jatapu. Os seguintes crustáceos foram encontrados parasitando os filamentos branquiais: Argulus e Dolops, da classe Branchiura; Ergasilus e Acusicola da classe Copepoda, família Ergasilidae. Na Ilha da Marchantaria, somente Cichla monoculus e Astronotus ocelatus estavam parasitados. Dos Cichla monoculus capturados em junho, 4/11 (36%) estavam parasitados por Ergasilus sp1, 2/11 (18%) por Acusicola tucanarense e 1/11 (9%) por Argulus amazonicus. Todos os C. monoculus capturados em outubro, na Ilha da Marchantaria (10) e no igarapé do Tarumã-Mirim (8) estavam 100% parasitados por Ergasilus sp1 e Ergasilus sp2, respectivamente. Dos A. ocelatus coletados em outubro na Marchantaria 5/11 (45%) estavam parasitados por branquiúros enquanto que os coletados no Lago Catalão (8) não estavam parasitados. Ergasilus sp.1 e sp.2 mostraram-se específicos para C. monoculus, como também para os locais de coleta. Aqueles peixes parasitados por Ergasilus sp. 2 apresentaram suas brânquias hiperplásicas, o que não ocorreu com aqueles infestados por Ergasilus sp. 1.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha