Caracterização, distribuição espacial e temporal e alimentação de ciclídeos (Cichlidae, Perciformes) no lago Batata, Porto Trombetas, PA / Ricardo Alves dos Reis.

Por: Reis, Ricardo Alves dosDetalhes da publicação: 1997Notas: 201 f. : ilAssunto(s): Cichlidae -- Batata, Lago (Porto Trombetas, PA)Classificação Decimal de Dewey: 597.58 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)-- Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997. Sumário: O lago Batata (Porto Trombetas, PA) se apresenta como interessante objeto de estudo não só por ter sido utilizado como corpo receptor de rejeito de bauxita, mas também por abrigar, na sua ictiofauna, grande diversidade de espécies de Cichlidae. Este trabalho teve como objetivo analisar a distribuição espacial e temporal e a alimentação das espécies de ciclídeos do lago Batata. Após as coletas realizadas foram encontradas 17 espécies pertencentes a esta família. Entre junho de 1990 e dezembro de 1993 foram realizadas coletas trimestrais nos diferentes períodos de pulso de inundação (enchente, cheia, vazante e seca) e três áreas distintas do lago, uma com fundo coberto por rejeito de bauxita, outra intermediária e a última, natural. Este estudo revelou que os menores valores de CPUE (N) e (g) e de número de espécies coletadas foram obtidos na área impactada. As análises de constância e dominância revelaram que a área impactada apresentou as piores condições para a permanência e ocupação das espécies que ocorreram de foram acidental ou rara. O período de pulso de inundação que apresentou maiores valores para CPUE (N) e (g) e número de espécies capturadas foi a vazante e o de menor foi a cheia. Com relação à alimentação das espécies, 9 das 17 espécies foram analisadas, sendo 44,44% das espécies pertencente à guilda dos onívoros, 22,22% pertencentes à guilda dos carnívoros piscívoros, 11,11% à guilda dos carnívoros propriamente ditos e 22,22%, herbívoros. Foram observadas diferenças na dieta das espe´cies principais em função da área de coleta e período de pulso de inundação. Vale ressaltar que a menor riqueza de ítens na dieta dos exemplares coletados foi obtida na área impactada. A intensidade de alimentação, medida pela freqüência de estômagos vazios, foi considerada mais baixa na área impactada e no período de seca. Desta forma conclui-se que a presença de rejeito de bauxita é fator decisivo para os padrões de distribuição de ciclídeos no lago, influenciando também sua dieta.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.58 R375c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2016-0514

Dissertação (mestrado)-- Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.

O lago Batata (Porto Trombetas, PA) se apresenta como interessante objeto de estudo não só por ter sido utilizado como corpo receptor de rejeito de bauxita, mas também por abrigar, na sua ictiofauna, grande diversidade de espécies de Cichlidae. Este trabalho teve como objetivo analisar a distribuição espacial e temporal e a alimentação das espécies de ciclídeos do lago Batata. Após as coletas realizadas foram encontradas 17 espécies pertencentes a esta família. Entre junho de 1990 e dezembro de 1993 foram realizadas coletas trimestrais nos diferentes períodos de pulso de inundação (enchente, cheia, vazante e seca) e três áreas distintas do lago, uma com fundo coberto por rejeito de bauxita, outra intermediária e a última, natural. Este estudo revelou que os menores valores de CPUE (N) e (g) e de número de espécies coletadas foram obtidos na área impactada. As análises de constância e dominância revelaram que a área impactada apresentou as piores condições para a permanência e ocupação das espécies que ocorreram de foram acidental ou rara. O período de pulso de inundação que apresentou maiores valores para CPUE (N) e (g) e número de espécies capturadas foi a vazante e o de menor foi a cheia. Com relação à alimentação das espécies, 9 das 17 espécies foram analisadas, sendo 44,44% das espécies pertencente à guilda dos onívoros, 22,22% pertencentes à guilda dos carnívoros piscívoros, 11,11% à guilda dos carnívoros propriamente ditos e 22,22%, herbívoros. Foram observadas diferenças na dieta das espe´cies principais em função da área de coleta e período de pulso de inundação. Vale ressaltar que a menor riqueza de ítens na dieta dos exemplares coletados foi obtida na área impactada. A intensidade de alimentação, medida pela freqüência de estômagos vazios, foi considerada mais baixa na área impactada e no período de seca. Desta forma conclui-se que a presença de rejeito de bauxita é fator decisivo para os padrões de distribuição de ciclídeos no lago, influenciando também sua dieta.

Orientador: Caramaschi, Érica Pellegrini.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha