Assembléia de artrópodes associada a duas espécies de plantas mirmecófitas amazônicas e suas formigas especialistas / Waldete Castro Lourenço.

Por: Lourenço, Waldete CastroColaborador(es):Morais, José Wellington [Orientador] | Izzo, Thiago Junqueira [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2009Notas: xi, 55 f. : ilAssunto(s): Artrópodes | Relação inseto-planta | Mutualismo | Mirmecófitas | Formigas -- ComunidadesClassificação Decimal de Dewey: 595.796 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2009 Sumário: Plantas mirmecófitas são plantas que possuem estruturas ocas - domáceas - que permitem a nidificação de formigas. Estas formigas protegem a planta contra herbívoros, mas é consenso que a qualidade da proteção varia em função da espécie de formiga associada.Porém, alguns artrópodes desenvolveram maneiras e utilizar estas plantas ou as colônias de formigas em seu interior. Crematogaster laevis (Formicidae: Myrmicinae) é uma espécie generalista que pode ocupar Maieta guianensis e Tococa bulifera (ambas da família Melastomataceae). Estas duas espécies de planta podem ser encontradas associadas a seus parceiros específicos, Pheidole minutula (Formicidae: Myrmicinae) e Azteca sp. (Formicidae: Dolichodorinae), respectivamente. Neste sistema, comparamos o efeito das formigas residentes sobre a riqueza e abundância de artrópodes entre plantas mirmecófitas e não mirmecófitas. Adicionalmente, em ambas as espécies de planta, determinei se espécies de formigas especializadas são mais efetivas que a espécie de formiga generalista, influenciando negativamente riqueza e abundância de artrópodes presentes nestas mirmecófitas. Os resultados indicam que a presença e identidade das formigas associadas influenciam a estrutura da comunidade de artrópodes. Isso parece ocorrer em função da pressão imposta pela formiga presente em mirmecófitas, excluindo muitas espécies, mas permitindo a colonização de outros. Nestes casos específicos há uma maior abundância de algumas espécies de artrópodes, que ocorrem exclusivamente nas plantas mirmecófitas. Existe ainda um padrão seletivo da fauna de artrópodes associado a essas plantas em função da identidade da formiga associada. Isso demonstra que diferenças na eficácia defensiva da formiga são importantes na determinação e na caracterização dos grupos de artrópodes aptos a colonizar mirmecófitas. Diferentes plantas com diferentes formigas terão faunas de artrópodes características. Esses artrópodes são altamente especializados e suas associações com mirmecófitas os tornam altamente dependentes deste sistema.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.796 L892a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 11-0406

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2009

Plantas mirmecófitas são plantas que possuem estruturas ocas - domáceas - que permitem a nidificação de formigas. Estas formigas protegem a planta contra herbívoros, mas é consenso que a qualidade da proteção varia em função da espécie de formiga associada.Porém, alguns artrópodes desenvolveram maneiras e utilizar estas plantas ou as colônias de formigas em seu interior. Crematogaster laevis (Formicidae: Myrmicinae) é uma espécie generalista que pode ocupar Maieta guianensis e Tococa bulifera (ambas da família Melastomataceae). Estas duas espécies de planta podem ser encontradas associadas a seus parceiros específicos, Pheidole minutula (Formicidae: Myrmicinae) e Azteca sp. (Formicidae: Dolichodorinae), respectivamente. Neste sistema, comparamos o efeito das formigas residentes sobre a riqueza e abundância de artrópodes entre plantas mirmecófitas e não mirmecófitas. Adicionalmente, em ambas as espécies de planta, determinei se espécies de formigas especializadas são mais efetivas que a espécie de formiga generalista, influenciando negativamente riqueza e abundância de artrópodes presentes nestas mirmecófitas. Os resultados indicam que a presença e identidade das formigas associadas influenciam a estrutura da comunidade de artrópodes. Isso parece ocorrer em função da pressão imposta pela formiga presente em mirmecófitas, excluindo muitas espécies, mas permitindo a colonização de outros. Nestes casos específicos há uma maior abundância de algumas espécies de artrópodes, que ocorrem exclusivamente nas plantas mirmecófitas. Existe ainda um padrão seletivo da fauna de artrópodes associado a essas plantas em função da identidade da formiga associada. Isso demonstra que diferenças na eficácia defensiva da formiga são importantes na determinação e na caracterização dos grupos de artrópodes aptos a colonizar mirmecófitas. Diferentes plantas com diferentes formigas terão faunas de artrópodes características. Esses artrópodes são altamente especializados e suas associações com mirmecófitas os tornam altamente dependentes deste sistema.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha