Análise da variabilidade genética de populações do Banco de Germoplasma de Camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.K.) McVaugh) utilizando marcadores microssatélites / Daniela Koshikene.

Por: Koshikene, DanielaColaborador(es):Yuyama, Kaoru [Orientador] | Rodrigues, Doriane Picanço [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2009Notas: 97 f. : il. colorAssunto(s): Myrciaria dubia | Marcadores microssatélites | Diversidade genética | Banco de genes de plantasClassificação Decimal de Dewey: 583.420415 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Tese (doutor) - INPA/UFAM, 2009 Sumário: O camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.K.) McVaugh) é um arbusto endêmico da Amazônia que se desenvolve em áreas periodicamente alagadas. Seus frutos possuem o maior conteúdo de ácido ascórbico conhecido, sendo por isso utilizado na fabricaçao de diversos produtos. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia mantém um Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de camu-camu com plantas desenvolvidas a partir de sementes coletadas em diversas localidades. A utilizaçao de marcadores moleculares microssatélites permite a caracterizaçao dos exemplares existentes no BAG, demonstrando a estruturaçao e a variabilidade genética existentes, o que possibilita a orientaçao na seleçao de matrizes e na manutençao da diversidade genética. Para tanto, foram desenvolvidos 12 primers microssatélites a partir de uma biblioteca genômica enriquecida, sendo nove polimórficos. O número de alelos por locus variou de 3 a 10, com uma média de 6,89 alelos por locus. A heterozigosidade observada (Ho) apresentou uma média de 0,531, enquanto a heterozigosidade esperada (He), 0,679. Os valores de poder de discriminaçao estimado Dl foram maiores que 0,75 em seis loci, estando próximo a este valor em um locus. Os valores de D foram superiores em sete loci, sendo estes considerados mais informativos e utilizados para as análises das populaçoes. Para auxiliar programas de melhoramento, foram avaliadas a diversidade, a estrutura e as relaçoes genéticas de 17 populaçoes do Banco de Germoplasma do INPA. Sete loci microssatélites continham um total de 135 alelos, com média de 19,3 alelos por locus. Os resultados dos parâmetros de diversidade genética sugerem a existência de um excesso de homozigotos. A análise de variância molecular (AMOVA) mostrou que 79,39% do total da variaçao genética foi encontrada dentro dos acessos e 20,61% entre as populaçoes, demonstrando a existência de estruturaçao genética. Nao houve correlaçao entre distâncias genéticas e geográficas (r = 0,23), indicando que as populaçoes nao se encontram estruturadas no espaço. Essas informaçoes poderao oferecer apoio na organizaçao do BAG e na orientaçao de cruzamentos, definindo os acessos/populaçoes mais divergentes geneticamente.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Tese T 583.420415 K86a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 11-0103

Tese (doutor) - INPA/UFAM, 2009

O camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.K.) McVaugh) é um arbusto endêmico da Amazônia que se desenvolve em áreas periodicamente alagadas. Seus frutos possuem o maior conteúdo de ácido ascórbico conhecido, sendo por isso utilizado na fabricaçao de diversos produtos. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia mantém um Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de camu-camu com plantas desenvolvidas a partir de sementes coletadas em diversas localidades. A utilizaçao de marcadores moleculares microssatélites permite a caracterizaçao dos exemplares existentes no BAG, demonstrando a estruturaçao e a variabilidade genética existentes, o que possibilita a orientaçao na seleçao de matrizes e na manutençao da diversidade genética. Para tanto, foram desenvolvidos 12 primers microssatélites a partir de uma biblioteca genômica enriquecida, sendo nove polimórficos. O número de alelos por locus variou de 3 a 10, com uma média de 6,89 alelos por locus. A heterozigosidade observada (Ho) apresentou uma média de 0,531, enquanto a heterozigosidade esperada (He), 0,679. Os valores de poder de discriminaçao estimado Dl foram maiores que 0,75 em seis loci, estando próximo a este valor em um locus. Os valores de D foram superiores em sete loci, sendo estes considerados mais informativos e utilizados para as análises das populaçoes. Para auxiliar programas de melhoramento, foram avaliadas a diversidade, a estrutura e as relaçoes genéticas de 17 populaçoes do Banco de Germoplasma do INPA. Sete loci microssatélites continham um total de 135 alelos, com média de 19,3 alelos por locus. Os resultados dos parâmetros de diversidade genética sugerem a existência de um excesso de homozigotos. A análise de variância molecular (AMOVA) mostrou que 79,39% do total da variaçao genética foi encontrada dentro dos acessos e 20,61% entre as populaçoes, demonstrando a existência de estruturaçao genética. Nao houve correlaçao entre distâncias genéticas e geográficas (r = 0,23), indicando que as populaçoes nao se encontram estruturadas no espaço. Essas informaçoes poderao oferecer apoio na organizaçao do BAG e na orientaçao de cruzamentos, definindo os acessos/populaçoes mais divergentes geneticamente.

Área de concentração: Ciências Biológicas, Agrárias e Humanas.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha