Avaliação e seleção de progênies de meios irmãos de guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis (Mart.) Ducke) utilizando caracteres morfo-agronômicos / Andre Luiz Atroch.

Por: Atroch, Andre LuizColaborador(es):Clement, Charles Roland [Orientador] | Lopes, Ricardo [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2009Notas: viii, 72 f. : ilAssunto(s): Guaraná -- Melhoramento genéticoClassificação Decimal de Dewey: 583.280415 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Tese (doutor) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2009 Sumário: Este trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade fenotípica, estimar parâmetros genéticos e fenotípicos, predizer valores genéticos, estabelecer correlações genéticas entre os caracteres e construir um índice de seleção dos indivíduos de guaranazeiro para produção de sementes e compor uma população de melhoramento, num experimento com 36 progênies de guaranazeiro, em blocos ao acaso, com duas repetições e seis plantas por parcela, conduzido pela Embrapa Amazônia Ocidental, em Maués, Amazonas. Os maiores ganhos genéticos para produção precoce (24,5%) foram obtidos com a seleção de indivíduos usando tanto a variação entre quanto dentro das progênies, combinadas por meio do BLUP. A média da primeira produção do melhor indivíduo foi 7.720 gramas de frutos, que é cinco vezes maior do que a produtividade média estadual. As melhores condições para seleção são das características altura de plantas, diâmetro do caule e produtividade precoce. A seleção para antracnose e superbrotamento será mais eficiente se realizada em nível de progênies e não entre indivíduos dentro das progênies. A estratégia de seleção de progênies envolvendo todos os caracteres morfo-agronômicos mostrou-se ser a mais eficiente no que concerne aos ganhos genéticos da ordem de 100%, devendo ser adotada no programa de melhoramento genético do guaranazeiro. Por outro lado, a seleção de indivíduos para produção de sementes e para composição de população de melhoramento deve ser mais bem avaliada, por mais quatro anos, pois os ganhos genéticos atuais, variando de 1,38% a 2,58%, não permitem uma tomada de decisão segura.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Tese (doutor) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2009

Este trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade fenotípica, estimar parâmetros genéticos e fenotípicos, predizer valores genéticos, estabelecer correlações genéticas entre os caracteres e construir um índice de seleção dos indivíduos de guaranazeiro para produção de sementes e compor uma população de melhoramento, num experimento com 36 progênies de guaranazeiro, em blocos ao acaso, com duas repetições e seis plantas por parcela, conduzido pela Embrapa Amazônia Ocidental, em Maués, Amazonas. Os maiores ganhos genéticos para produção precoce (24,5%) foram obtidos com a seleção de indivíduos usando tanto a variação entre quanto dentro das progênies, combinadas por meio do BLUP. A média da primeira produção do melhor indivíduo foi 7.720 gramas de frutos, que é cinco vezes maior do que a produtividade média estadual. As melhores condições para seleção são das características altura de plantas, diâmetro do caule e produtividade precoce. A seleção para antracnose e superbrotamento será mais eficiente se realizada em nível de progênies e não entre indivíduos dentro das progênies. A estratégia de seleção de progênies envolvendo todos os caracteres morfo-agronômicos mostrou-se ser a mais eficiente no que concerne aos ganhos genéticos da ordem de 100%, devendo ser adotada no programa de melhoramento genético do guaranazeiro. Por outro lado, a seleção de indivíduos para produção de sementes e para composição de população de melhoramento deve ser mais bem avaliada, por mais quatro anos, pois os ganhos genéticos atuais, variando de 1,38% a 2,58%, não permitem uma tomada de decisão segura.

Área de concentração: Genética.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha