Relações de similaridade associadas aos campos de velocidade do vento acima do dossel da floresta amazônica sob a influência de instabilidade do ponto de inflexão / Cledenilson Mendonça de Souza.

Por: Souza, Cledenilson Mendonça deColaborador(es):Dr. Leonardo Deane de Abreu Sá [Orientador]Detalhes da publicação: 2009Notas: 126 fAssunto(s): Ventos (Meteorologia) -- Velocidade | -- Medição | Turbulência atmosféricaClassificação Decimal de Dewey: 551.518 Nota de dissertação: Dissertação (Mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Estado do Amazonas, 2009 Sumário: Procura-se aprofundar a investigação da subcamada rugosa de transição acima da Floresta Amazônica de terra firme. Foram analisados dados turbulentos de perfis verticais de velocidade do vento, coletados em torre de 60 metros de altura, na Reserva Biológica Jarú (Rebio Jarú) no Município de Ji-Paraná-RO. Esta era caracterizada por área de vegetação nativa de floresta tropical com altura média de 33 metros com algumas espécies atingindo até 45 metros de altura. Foi explorado o potencial de análise oferecido pela Transformada em Ondeletas, com o qual procuraram-se explicar as modificaçSes introduzidas por escala no campo de vento pelo dossel florestal, sob condiçSes instáveis e estáveis, com ventos fortes, intermediários e fracos. Com a aplicação da Transformada em Ondeletas aos dados foi possível investigar quais as escalas temporais são mais afetadas por processo de filtragem da energia cinética turbulenta pelo dossel da floresta. Observou-se que a filtragem de energia foi mais efetiva para situaçSes de ventos fracos, nas maiores escalas temporais estudadas. Além disso, buscam-se aperfeiçoar formulaçSes já existentes para o perfil vertical da velocidade média do vento acima e dentro do dossel como, por exemplo, a função Tangente Hiperbólica. Foi pesquisada com sucesso função matemática para obtenção de ajustes mais realistas dos perfis verticais do vento médio disponíveis, através da utilização de variante da função tangente hiperbólica, de tal forma a poder incorporar situaçSes caracterizadas pela ocorrência de máximos relativos de velocidade do vento bem próximos da superfície. Tais resultados sugerem que foi possível obter uma boa função de ajuste para grande parte dos dados analisados.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (Mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Estado do Amazonas, 2009

Procura-se aprofundar a investigação da subcamada rugosa de transição acima da Floresta Amazônica de terra firme. Foram analisados dados turbulentos de perfis verticais de velocidade do vento, coletados em torre de 60 metros de altura, na Reserva Biológica Jarú (Rebio Jarú) no Município de Ji-Paraná-RO. Esta era caracterizada por área de vegetação nativa de floresta tropical com altura média de 33 metros com algumas espécies atingindo até 45 metros de altura. Foi explorado o potencial de análise oferecido pela Transformada em Ondeletas, com o qual procuraram-se explicar as modificaçSes introduzidas por escala no campo de vento pelo dossel florestal, sob condiçSes instáveis e estáveis, com ventos fortes, intermediários e fracos. Com a aplicação da Transformada em Ondeletas aos dados foi possível investigar quais as escalas temporais são mais afetadas por processo de filtragem da energia cinética turbulenta pelo dossel da floresta. Observou-se que a filtragem de energia foi mais efetiva para situaçSes de ventos fracos, nas maiores escalas temporais estudadas. Além disso, buscam-se aperfeiçoar formulaçSes já existentes para o perfil vertical da velocidade média do vento acima e dentro do dossel como, por exemplo, a função Tangente Hiperbólica. Foi pesquisada com sucesso função matemática para obtenção de ajustes mais realistas dos perfis verticais do vento médio disponíveis, através da utilização de variante da função tangente hiperbólica, de tal forma a poder incorporar situaçSes caracterizadas pela ocorrência de máximos relativos de velocidade do vento bem próximos da superfície. Tais resultados sugerem que foi possível obter uma boa função de ajuste para grande parte dos dados analisados.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha