Monitoramento quali-quantitativo da bacia hidrográfica do rio Coxipó-MT: uma ferramenta para implementação da gestão participativa dos recursos hídricos / Édina Cristina Rodrigues de Freitas Alves.

Por: Alves, Édina Cristina Rodrigues de FreitasColaborador(es):Dr. Alexandre Silveira [Orientador]Detalhes da publicação: Cuiabá 2009Notas: 255 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): Bacias hidrográficas -- Mato Grosso -- Administração | Impacto ambiental -- Coxipó, Rio, Bacia (MT)Classificação Decimal de Dewey: 551.48 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2009. Sumário: Este trabalho objetivou incentivar ações de implementação da gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Coxipó, por meio de subsídios à criação de Comitê de Bacia, considerando os usos múltiplos das águas. Foram realizados monitoramentos quali-quantitativos na bacia e análise da gestão de recursos hídricos de Mato Grosso, em que se verificou que o Estado encontra-se em estágio de desenvolvimento dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, necessitando reforçar e avançar na estrutura institucional existente. A análise qualitativa demonstrou que há elevada concentração de fósforo, Escherichia coli e coliformes totais, sendo imprópria para o uso recreativo devido à contaminação, que pode a curto prazo, gerar conflitos de interesse quanto aos usos múltiplos. Para a mobilização sócio-ambiental foram elaborados folders, banners, livros, vídeos, canetas e apresentações áudio-visuais. Foram contatados (103) e mobilizados (1913) representantes dos setores público, usuário, sociedade organizada e civil e comunidade escolar, sendo que a maior representatividade foi das escolas (1432), seguida das comunidades dos bairros (147) e foi elaborada uma Proposta de Plano de Bacia. Inferiu-se que a falta de interesse de alguns órgãos públicos e ONGs, e de conhecimento dos conteúdos mínimos para um bom gerenciamento da bacia por parte da sociedade em geral e dos usuários de água atrasaram o processo de implantação da gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Coxipó, e que será por meio da implantação de ações de educação sócio-ambiental em recursos hídricos que se poderá subsidiar uma gestão integrada dos diversos usos das águas, visando assegurar um crescimento social e econômico sustentável, e assim, por conseguinte, a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Coxipó.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 551.48 A474 (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 10-0113

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2009.

Este trabalho objetivou incentivar ações de implementação da gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Coxipó, por meio de subsídios à criação de Comitê de Bacia, considerando os usos múltiplos das águas. Foram realizados monitoramentos quali-quantitativos na bacia e análise da gestão de recursos hídricos de Mato Grosso, em que se verificou que o Estado encontra-se em estágio de desenvolvimento dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, necessitando reforçar e avançar na estrutura institucional existente. A análise qualitativa demonstrou que há elevada concentração de fósforo, Escherichia coli e coliformes totais, sendo imprópria para o uso recreativo devido à contaminação, que pode a curto prazo, gerar conflitos de interesse quanto aos usos múltiplos. Para a mobilização sócio-ambiental foram elaborados folders, banners, livros, vídeos, canetas e apresentações áudio-visuais. Foram contatados (103) e mobilizados (1913) representantes dos setores público, usuário, sociedade organizada e civil e comunidade escolar, sendo que a maior representatividade foi das escolas (1432), seguida das comunidades dos bairros (147) e foi elaborada uma Proposta de Plano de Bacia. Inferiu-se que a falta de interesse de alguns órgãos públicos e ONGs, e de conhecimento dos conteúdos mínimos para um bom gerenciamento da bacia por parte da sociedade em geral e dos usuários de água atrasaram o processo de implantação da gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Coxipó, e que será por meio da implantação de ações de educação sócio-ambiental em recursos hídricos que se poderá subsidiar uma gestão integrada dos diversos usos das águas, visando assegurar um crescimento social e econômico sustentável, e assim, por conseguinte, a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Coxipó.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha