Estimativa da variabilidade genética entra-específica da dourada - Brachyplatystoma flavicans Castelnau 1855 (Pimelodidae - Siluriformes) no Sistema Estuário-Amazonas-Solimões / Jacqueline da Silva Batista.

Por: Batista, Jacqueline da SilvaColaborador(es):Gomes, José Antônio Alves [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2001Notas: 97 f. : ilAssunto(s): Dourada (Peixe) -- Amazonas, Rio, Bacia -- Variabilidade genéticaClassificação Decimal de Dewey: 597.52 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2001 Sumário: A dourada (Brachyplatystoma flavicans) é uma das duas espécies de bagres mais importantes para a pesca da região Norte, sendo capturada comercial e artesanalmente desde Iquitos, no Peru, até a região do estuário do rio Amazonas, em Belém. Trabalhos de vários autores sugerem que esta espécie possui áreas diferenciadas de alimentação/crescimento e reprodução e que, na Amazônia, a espécie é composta por uma única população que sazonalmente migra desde as áreas de alimentação e crescimento para as áreas de reprodução. Este trabalho teve como objetivos principais: estimar a variabilidade genética entre indivíduos de B. flavicans, coletados em três pontos ao longo do eixo Estuário-Amazonas-Solimões (EAS), e verificar se esta variabilidade estava correlacionada com a distribuição geográfica.Foram seqüenciados 1037 pb da região controle do DNA mitocondrial de 45 indivíduos de B. flavicans, coletados em Belém, Manaus e Letícia. As seqüências nucleotídicas foram utilizadas em quatro análises: filogenéticas (parcimônia, máxima, verossimilhança e distância genética), polimorfismo de DNA, AMOVA e de dados inseridos. Foram identificados 31 haplotipos e nestes 27 singletons entre os 45 indivíduos de B. flavicens seqüenciados. A maior variabilidade genéticafoi encontrada em Belém e a menor em Letícia, mas não houve correlação da variabilidade genética com distribuição geográfica, sugerindo que B. flavicans englobe uma única população migradora no eixo EAS. No entanto, como explanação para a maior variabilidade genética encontrada em Belém, não se pode descartar a hipótese de que várias sub-populações de B. flavicans segreguem-se geográfica e geneticamente nos diferentes afluentes do sistema EAS em função da migração reprodutiva.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.52 B333e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0783

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2001

A dourada (Brachyplatystoma flavicans) é uma das duas espécies de bagres mais importantes para a pesca da região Norte, sendo capturada comercial e artesanalmente desde Iquitos, no Peru, até a região do estuário do rio Amazonas, em Belém. Trabalhos de vários autores sugerem que esta espécie possui áreas diferenciadas de alimentação/crescimento e reprodução e que, na Amazônia, a espécie é composta por uma única população que sazonalmente migra desde as áreas de alimentação e crescimento para as áreas de reprodução. Este trabalho teve como objetivos principais: estimar a variabilidade genética entre indivíduos de B. flavicans, coletados em três pontos ao longo do eixo Estuário-Amazonas-Solimões (EAS), e verificar se esta variabilidade estava correlacionada com a distribuição geográfica.Foram seqüenciados 1037 pb da região controle do DNA mitocondrial de 45 indivíduos de B. flavicans, coletados em Belém, Manaus e Letícia. As seqüências nucleotídicas foram utilizadas em quatro análises: filogenéticas (parcimônia, máxima, verossimilhança e distância genética), polimorfismo de DNA, AMOVA e de dados inseridos. Foram identificados 31 haplotipos e nestes 27 singletons entre os 45 indivíduos de B. flavicens seqüenciados. A maior variabilidade genéticafoi encontrada em Belém e a menor em Letícia, mas não houve correlação da variabilidade genética com distribuição geográfica, sugerindo que B. flavicans englobe uma única população migradora no eixo EAS. No entanto, como explanação para a maior variabilidade genética encontrada em Belém, não se pode descartar a hipótese de que várias sub-populações de B. flavicans segreguem-se geográfica e geneticamente nos diferentes afluentes do sistema EAS em função da migração reprodutiva.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha