Acompanhamento da fauna parasitária do tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818), em repovoamento de lagos de várzea da Amazônia Central / Sandro Loris Aquino Pereira.

Por: Pereira, Sandro Loris AquinoColaborador(es):Malta, José Celso de Oliveira [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2001Notas: 62 f. : ilAssunto(s): Tambaqui -- ParasitasClassificação Decimal de Dewey: 597.50423, Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2001 Sumário: Foram examinados 83 tambaquis (Colossoma macropomum), oriundos da Estação de Piscicultura de Balbina, estocados em tanques-rede no lago Catalão, de lagos repovoados e de lagos não repovoados. Sete grupos de parasitas foram encontrados: Epistylis sp. e Mixobolus sp. (Protozoa); Anacanthorus spathulatus e Linguadactiloides brinkmanni (Monogenidea), mais quatro espécies de monogenóides ocorreram nestes peixes; Spirocamallanus sp. (Nematoda), Neoechinorhyncus buttnerae (Acantocephala), Miracetyma sp. (Copepoda), Dolops geayi (Branchiura) e Braga patagonica (Isopoda). Foram registradas pela primeira vez, para o tambaqui, Miracetyma sp. e D. geayi, em peixes da natureza. Monogenoidea foi o único grupo que ocorreu em todos os locais amostrados. Acantocephala ocorreu somente na natureza e apresentou índices parasitários nos peixes dos lagos repovoados menores que nos dos lagos não repovoados. Os índices parasitários de Monogenoidea dos peixes da natureza foram menores que dois peixes da piscicultura e dos tanques-redes. Diferentemente, os índices parasitários de Monogenoidea dos peixes da natureza foram maiores que os dos peixes dos lagos repovoados.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.50423, P436a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-0006
Livro Livro
Dissertação T 597.50423, P436a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-0007

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2001

Foram examinados 83 tambaquis (Colossoma macropomum), oriundos da Estação de Piscicultura de Balbina, estocados em tanques-rede no lago Catalão, de lagos repovoados e de lagos não repovoados. Sete grupos de parasitas foram encontrados: Epistylis sp. e Mixobolus sp. (Protozoa); Anacanthorus spathulatus e Linguadactiloides brinkmanni (Monogenidea), mais quatro espécies de monogenóides ocorreram nestes peixes; Spirocamallanus sp. (Nematoda), Neoechinorhyncus buttnerae (Acantocephala), Miracetyma sp. (Copepoda), Dolops geayi (Branchiura) e Braga patagonica (Isopoda). Foram registradas pela primeira vez, para o tambaqui, Miracetyma sp. e D. geayi, em peixes da natureza. Monogenoidea foi o único grupo que ocorreu em todos os locais amostrados. Acantocephala ocorreu somente na natureza e apresentou índices parasitários nos peixes dos lagos repovoados menores que nos dos lagos não repovoados. Os índices parasitários de Monogenoidea dos peixes da natureza foram menores que dois peixes da piscicultura e dos tanques-redes. Diferentemente, os índices parasitários de Monogenoidea dos peixes da natureza foram maiores que os dos peixes dos lagos repovoados.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha