Diversidade e distribuição de cupins (Insecta: Isoptera) em uma floresta primária e em reflorestamentos com árvores nativas em Porto Trombetas, Oriximiná, Pará-Brasil / Agno Nonato Serrão Acioli.

Por: Acioli, Agno Nonato SerrãoColaborador(es):Oliveira, Elisiana Pereira de [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2001Notas: 70 f. : il. color, mapaAssunto(s): Térmitas -- Oriximiná (PA)Classificação Decimal de Dewey: 595.736045 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2001 Sumário: Fez-se uma avaliação nos reflorestamentos com árvores nativas e floreta primária da Mineração Rio Norte S/A (MRN), para determinar a diversidade e a distrbiuição de espécies de cupins em reflorestamentos com diferentes idades. As áreas selecionadas foram cinco reflorestamentos da década de 1980 (1983/84/85/86/87), cinco reflorestamentos da década de 1990 (1993/94/95/96/97) e uma floresta primária adjacente. Os reflorestamentos da Mineração estão localizados em Porto Trombetas (1º40'S, 56º27'W), no município de Oriximiná, Pará. O delineamento experimental consistiu na demarcação de três parcelas de 10 X 50m, em cada área selecionada. Foi obtido um total de 56 espécies de cupins, distribuídas em três famílias: Termitidae, Rhinotermitidae e Kalotermitidae. Termitidae contém 91% do total das espécies, sendo a sub-família Nasutitermitinae a mais abundante e encontrada em todas as áreas estudadas. Quanto a distribuição das espécies nas áreas de estudo, 36 e 33 espécies foram encontradas nos reflorestamentos da década de 1980 e 1990, respectivamente. Na floresta primária, registrou-se um total de 25 espécies; enquanto no reflorestamentos o maior número de espécies foi encontrado nos reflorestamentos de 1993 (22) e 1994 (21). O gênero Nasutitermes parece ser um dos primeiros a colonizar as áreas reflorestadas, juntamente com Heterotermes tenuis; Syntermes, possivelmente, coloniza os reflorestamentos depois de um determinado período, quando estes já apresentaram condições ecológicas. Das seis sub-famílias encontradas nos reflorestamentos e floresta primária. Nasutitermitinae dominou, exceto nos reflorestamentos de 1983 a 1995, onde dominou Termitinae. Em Porto Trombetas, os cupins foram encontrados em sete sítios de ocorrência, dos quais a interface madeira/solo (MS) dominou com 39,29% das espécies. A maioria das espécies são xilófagas (31). Mas, também, ocorrem espécies humívoras (15), intermediária (08) e comedoras de folhas (02). Xilófago é o principal e o mais abundante grupo alimentar encontrado na floresta Amazônica e, neste estudo, está representado principalmente por espécies do gênero Nasutitermes. A análise da termitofauna através do Índice de Sorensen, peermiti dividir as espécies de cupins em três grupos, deixando claro a existência da sucessão de grupos nos reflorestamentos. O empreendimento da MRN, em reflorestar as áreas degradadas, com árvores nativas, está conduzindo as áreas a um processo de reabilitação rápida do impacto no solo, o que favorece a colonização das novas áreas pelos cupins.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.736045 A181d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-1224
Livro Livro
Dissertação T 595.736045 A181d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-1225

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2001

Fez-se uma avaliação nos reflorestamentos com árvores nativas e floreta primária da Mineração Rio Norte S/A (MRN), para determinar a diversidade e a distrbiuição de espécies de cupins em reflorestamentos com diferentes idades. As áreas selecionadas foram cinco reflorestamentos da década de 1980 (1983/84/85/86/87), cinco reflorestamentos da década de 1990 (1993/94/95/96/97) e uma floresta primária adjacente. Os reflorestamentos da Mineração estão localizados em Porto Trombetas (1º40'S, 56º27'W), no município de Oriximiná, Pará. O delineamento experimental consistiu na demarcação de três parcelas de 10 X 50m, em cada área selecionada. Foi obtido um total de 56 espécies de cupins, distribuídas em três famílias: Termitidae, Rhinotermitidae e Kalotermitidae. Termitidae contém 91% do total das espécies, sendo a sub-família Nasutitermitinae a mais abundante e encontrada em todas as áreas estudadas. Quanto a distribuição das espécies nas áreas de estudo, 36 e 33 espécies foram encontradas nos reflorestamentos da década de 1980 e 1990, respectivamente. Na floresta primária, registrou-se um total de 25 espécies; enquanto no reflorestamentos o maior número de espécies foi encontrado nos reflorestamentos de 1993 (22) e 1994 (21). O gênero Nasutitermes parece ser um dos primeiros a colonizar as áreas reflorestadas, juntamente com Heterotermes tenuis; Syntermes, possivelmente, coloniza os reflorestamentos depois de um determinado período, quando estes já apresentaram condições ecológicas. Das seis sub-famílias encontradas nos reflorestamentos e floresta primária. Nasutitermitinae dominou, exceto nos reflorestamentos de 1983 a 1995, onde dominou Termitinae. Em Porto Trombetas, os cupins foram encontrados em sete sítios de ocorrência, dos quais a interface madeira/solo (MS) dominou com 39,29% das espécies. A maioria das espécies são xilófagas (31). Mas, também, ocorrem espécies humívoras (15), intermediária (08) e comedoras de folhas (02). Xilófago é o principal e o mais abundante grupo alimentar encontrado na floresta Amazônica e, neste estudo, está representado principalmente por espécies do gênero Nasutitermes. A análise da termitofauna através do Índice de Sorensen, peermiti dividir as espécies de cupins em três grupos, deixando claro a existência da sucessão de grupos nos reflorestamentos. O empreendimento da MRN, em reflorestar as áreas degradadas, com árvores nativas, está conduzindo as áreas a um processo de reabilitação rápida do impacto no solo, o que favorece a colonização das novas áreas pelos cupins.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha