Estudo da possibilidade de substituição do fubá de milho (Zea mayz L. ) por farinha de pupunha (Bactris gasipaes H.B.K.) em rações para alevinos de tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818) / Luis Alfredo Mori Pinedo.

Por: Pinedo, Luis Alfredo MoriColaborador(es):Pereira Filho, Manoel [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1993Notas: 65 f. : ilAssunto(s): Tambaqui -- Alimentação e rações | Farinha de pupunha como raçãoClassificação Decimal de Dewey: 597.5 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1993 Sumário: Neste trabalho foram analisados os resultados de um experimento desenvolvido com alevinos de tambaqui (Colossoma macropomum) alimentados com 4 rações peletizadas, constituídas de uma ração padrão e com 3 níveis de substituição do fubá de milho por farinha do fruto da pupunheira (Bactris gasipaes H.B.K.). O experimento foi realizado nas instalações da Coordenação de Pesquisas em Aquacultura - INPA, em Manaus (AM). Foram utilizados 20 tanques circulares de cimento-amianto com capacidade para 250 litros cada um, ligados a um sistema de recirculação contínua de água. Em cada um dos tanques foram colocados 12 alevinos, com comprimento padrão e peso médio iniciais de 10,7cm e 32,4g respectivamente. Observou-se um período de dez dias para a adaptação dos peixes às condições experimentais. As condições físico-químicas da água dos tanques foram monitoradas através de medições diárias da temperatura e semanais do oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica. O experimento teve a duração de 112 dias, durante os quais os peixes foram alimentados 2 vezes ao dia à razão de 3% da biomassa. Análises bromatológicas no início e no final do experimento determinaram a composição corporal dos peixes. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualisado, com 4 tratamentos e 5 repetições. As análises estatísticas através da análise de variância (ANOVA), mostraram que a substituição do fubá de milho por farinha de pupunha não teve influência significativa (P0,05) sobre o crescimento, peso ou composição corporal dos alevinos de tambaqui.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.5 M854e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0530
Livro Livro
Dissertação T 597.5 M854e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 09-0380

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1993

Neste trabalho foram analisados os resultados de um experimento desenvolvido com alevinos de tambaqui (Colossoma macropomum) alimentados com 4 rações peletizadas, constituídas de uma ração padrão e com 3 níveis de substituição do fubá de milho por farinha do fruto da pupunheira (Bactris gasipaes H.B.K.). O experimento foi realizado nas instalações da Coordenação de Pesquisas em Aquacultura - INPA, em Manaus (AM). Foram utilizados 20 tanques circulares de cimento-amianto com capacidade para 250 litros cada um, ligados a um sistema de recirculação contínua de água. Em cada um dos tanques foram colocados 12 alevinos, com comprimento padrão e peso médio iniciais de 10,7cm e 32,4g respectivamente. Observou-se um período de dez dias para a adaptação dos peixes às condições experimentais. As condições físico-químicas da água dos tanques foram monitoradas através de medições diárias da temperatura e semanais do oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica. O experimento teve a duração de 112 dias, durante os quais os peixes foram alimentados 2 vezes ao dia à razão de 3% da biomassa. Análises bromatológicas no início e no final do experimento determinaram a composição corporal dos peixes. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualisado, com 4 tratamentos e 5 repetições. As análises estatísticas através da análise de variância (ANOVA), mostraram que a substituição do fubá de milho por farinha de pupunha não teve influência significativa (P0,05) sobre o crescimento, peso ou composição corporal dos alevinos de tambaqui.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha