Composição faunística e hábitos de nidificação de térmitas (Insecta; Isoptera) em floresta de terra firme da Amazônia Central / Fabiano Biancucci Apolinário.

Por: Apolinário, Fabiano BiancucciColaborador(es):Bandeira, Adelmar Gomes [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1993Notas: 72 f. : IlAssunto(s): Térmitas -- Amazônia | NidificaçãoClassificação Decimal de Dewey: 595.736 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1993 Sumário: A composição faunística, hábitos de nidificação e coabitação de térmitas em floresta tropical úmida de terra firme da Amazônia Central foram estudados. Noventa espécies de térmitas, pertencentes a 43 gêneros em sete subfamílias e três famílias, foram encontrados para uma área amostral de 1 ha. A termitofauna foi caracterizada pela abundância de Termitidae em número de espécies (sobretudo Nasutitermitinae), pela baixa diversidade de Rhinotermitidae e escassez de Kalotermitidae. Os térmitas habitam quase todos os estratos da floresta. Encontrou-se 123 ninhos, dos quais 61 epígeos, 50 arborícolas e 12 "intermediários"; entretanto, ocorrência em madeira foi o mais comum. Coabitação de térmitas num mesmo ninho foi frequente, ocorrendo em cerca de 31.7% dos ninhos amostrados. IInquilinos eram geralmente Termitinae humívoros, que usualmente não exibiam comportamento construtor ou defesa química. Grande diversidade de formigas ( e outros insetos), além de aracnídeos, coabitavam com térmitas nos ninhos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.736 A643c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0433
Livro Livro
Dissertação T 595.736 A643c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0180

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1993

A composição faunística, hábitos de nidificação e coabitação de térmitas em floresta tropical úmida de terra firme da Amazônia Central foram estudados. Noventa espécies de térmitas, pertencentes a 43 gêneros em sete subfamílias e três famílias, foram encontrados para uma área amostral de 1 ha. A termitofauna foi caracterizada pela abundância de Termitidae em número de espécies (sobretudo Nasutitermitinae), pela baixa diversidade de Rhinotermitidae e escassez de Kalotermitidae. Os térmitas habitam quase todos os estratos da floresta. Encontrou-se 123 ninhos, dos quais 61 epígeos, 50 arborícolas e 12 "intermediários"; entretanto, ocorrência em madeira foi o mais comum. Coabitação de térmitas num mesmo ninho foi frequente, ocorrendo em cerca de 31.7% dos ninhos amostrados. IInquilinos eram geralmente Termitinae humívoros, que usualmente não exibiam comportamento construtor ou defesa química. Grande diversidade de formigas ( e outros insetos), além de aracnídeos, coabitavam com térmitas nos ninhos.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha