Estudos de patologia em lagartas de Ascia monuste monuste (L., 1764) (Lepidoptera: Pieridae), infectadas por Bacillus thuringiensis kurstaki (H3a: 3b) / Beatriz Irigoyen Ronchi.

Por: Ronchi, Beatriz IrigoyenColaborador(es):Habib, Mohamed E. M [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1985Notas: 112 f. : ilAssunto(s): Curuquerê-da-couve -- Manaus (AM) -- Controle biológicoClassificação Decimal de Dewey: 595.78 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1985 Sumário: Foi investigada, no presente trabalho, a patogenicidade de Bacillus thuringiensis var. kurstaki (sorotipo H3a) dos produtos comerciais Dipel e Bactospoine para lagartas de Ascia monuste. Através de bioensaios, em laboratório, avaliou-se a suceptibilidade das lagartas dessa espécie ao bacilo no campo foram feitos estudos preliminares mostrando a possibilidade do seu uso no controle de lagartas de Ascia monuste monuste, em substituição aos inseticidas químicos atualmente aplicados na região de Manaus, AM. Durante os bioensaios, foram estudados os sintomas externos pré-mortais das lagartas infectadas com os produtos à base desse bacilo, sintomas que são importantes nas avaliações das doenças dos insetos no campo. Para os estudos histopatológicos realizados em intestino de lagartas doentes, foram analisadas as alterações que ocorrem nos tecidos e células ao nível da microscopia ótica e eletrônica, onde tais alterações resultam na morte do inseto (1 a 3 dias). Foram também investigados alguns aspectos da biologia dessa espécie.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.78 R769e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0412
Livro Livro
Dissertação T 595.78 R769e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 86-0839

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1985

Foi investigada, no presente trabalho, a patogenicidade de Bacillus thuringiensis var. kurstaki (sorotipo H3a) dos produtos comerciais Dipel e Bactospoine para lagartas de Ascia monuste. Através de bioensaios, em laboratório, avaliou-se a suceptibilidade das lagartas dessa espécie ao bacilo no campo foram feitos estudos preliminares mostrando a possibilidade do seu uso no controle de lagartas de Ascia monuste monuste, em substituição aos inseticidas químicos atualmente aplicados na região de Manaus, AM. Durante os bioensaios, foram estudados os sintomas externos pré-mortais das lagartas infectadas com os produtos à base desse bacilo, sintomas que são importantes nas avaliações das doenças dos insetos no campo. Para os estudos histopatológicos realizados em intestino de lagartas doentes, foram analisadas as alterações que ocorrem nos tecidos e células ao nível da microscopia ótica e eletrônica, onde tais alterações resultam na morte do inseto (1 a 3 dias). Foram também investigados alguns aspectos da biologia dessa espécie.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha