Estudo sobre a biologia e a ecologia da fauna invertebrada aquática na liteira submersa das margens de dois lagos do arquipélago de Anavilhanas (rio Negro, Amazonas, Brasil) / Jorge Luiz Nessimian.

Por: Nessimian, Jorge LuizColaborador(es):Walker, Ilse [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1985Notas: 114 fAssunto(s): Invertebrados aquáticos -- Negro, Rio (AM) -- EcologiaClassificação Decimal de Dewey: 592 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM 1985 Sumário: No período de maio de 1981 a julho de 1982 realizou-se um estudo faunístico sobre a comunidade bentônica do "litter" submerso nas margens de dois lagos formados entre as ilhas "Anavilhanas", no rio Negro (Estado do Amazonas, Brasil). O maior, "Lago do Prato", permanece conectado ao Rio Negro durante todo o ano, enquanto que o "Lago Xidaua", menor, isola-se durante os meses de mais baixos níveis de água (setembro-dezembro). Fez-se um inventário desta fauna e vários parâmetros físicos e biológicos foram comparados entre os dois lagos, dentre os quais estrutura da comunidade, diversidade faunística e similaridade. Os resultados mostram que a variação periódica anual do nível de água (10 m aproximadamente) e o grau de fragmentação do "litter" submerso (também em função do nível de água) foram os principais determinantes da composição desta comunidade bentônica e das suas mudanças mensais. Além disso, o processo de colonização do "litter" depois de sua submersão mostra um característico padrão sucessional (observações diárias durante duas semanas). No lago isolado, "Lago Xidaua" a comunidade tende a se estabilizar.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 592 N465e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0505
Livro Livro
Dissertação T 592 N465e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0504

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM 1985

No período de maio de 1981 a julho de 1982 realizou-se um estudo faunístico sobre a comunidade bentônica do "litter" submerso nas margens de dois lagos formados entre as ilhas "Anavilhanas", no rio Negro (Estado do Amazonas, Brasil). O maior, "Lago do Prato", permanece conectado ao Rio Negro durante todo o ano, enquanto que o "Lago Xidaua", menor, isola-se durante os meses de mais baixos níveis de água (setembro-dezembro). Fez-se um inventário desta fauna e vários parâmetros físicos e biológicos foram comparados entre os dois lagos, dentre os quais estrutura da comunidade, diversidade faunística e similaridade. Os resultados mostram que a variação periódica anual do nível de água (10 m aproximadamente) e o grau de fragmentação do "litter" submerso (também em função do nível de água) foram os principais determinantes da composição desta comunidade bentônica e das suas mudanças mensais. Além disso, o processo de colonização do "litter" depois de sua submersão mostra um característico padrão sucessional (observações diárias durante duas semanas). No lago isolado, "Lago Xidaua" a comunidade tende a se estabilizar.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha