Osteologia da nadadeira caudal de Diapterus Ranzani e Eucinostomus Baird & Girard (Perciformes, Percoidei, Gerridae) / José Vanderli Andreata.

Por: Andreata, José VanderliColaborador(es):Santos, Rubens da Silva [Orientador]Detalhes da publicação: Rio de Janeiro [s.n.] 1977Notas: 87 f. : ilAssunto(s): Diapterus -- Rio de Janeiro -- Esqueleto | Eucinostomus -- Rio de Janeiro -- EsqueletoClassificação Decimal de Dewey: 597.5 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1977 Sumário: O presente trabalho da osteologia da nadadeira caudal de Diapterus e Eucinostomus (família Gerridae), é baseado no estudo das espécies Diapterus brasilianus, Diapterus rhombeus, Diapterus olisthostomus e Eucinostomus harengulus. O material utilizado provém das lagunas da Tijuca, Araruama e baía de Sepetiba no Estado do Rio de Janeiro, do rio Benevente e praia de Setiba no Estado do Espírito Santo e da praia da Ribeira no Estado de São Paulo . Dos locais de coleta são apresentados dados relativos a posição geográfica, fatores ambientais (profundidade, salinidade, temperatura, bem como elementos da flórula e fáunula). Foram estudados 187 espécimes pertencentes às coleções ictiológicas e osteológicas da Universidade Santa Úrsula e coleção ictiológica do Museu Nacional. Alguns espécimes foram doados durante as pesquisas. O esqueleto da nadadeira caudal das espécies de Diapterus e Eucinostomus evidenciam um plano estrutural típico dos Percoidei que corresponde ao complexo uróforo do tipo "Acentraux Stégoures" (MONOD, 1968). Conclui-se também que a família Gerridae se situa numa linha evolutiva proveniente de um Perciformes primitivo do tipo Va (MONOD op.cit.) exemplificado por Kuhlia sandvicensis em direção ao tipo especializado Vcl representado por Pristipomoides da família Lutjanidae. A família Gerridae, pelas pesquisas realizadas, é muito próxima dos Lutjanidae, porém, menos especializada. A osteologia da cauda permite diferenciar os gêneros Diapterus e Eucinostomus.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1977

O presente trabalho da osteologia da nadadeira caudal de Diapterus e Eucinostomus (família Gerridae), é baseado no estudo das espécies Diapterus brasilianus, Diapterus rhombeus, Diapterus olisthostomus e Eucinostomus harengulus. O material utilizado provém das lagunas da Tijuca, Araruama e baía de Sepetiba no Estado do Rio de Janeiro, do rio Benevente e praia de Setiba no Estado do Espírito Santo e da praia da Ribeira no Estado de São Paulo . Dos locais de coleta são apresentados dados relativos a posição geográfica, fatores ambientais (profundidade, salinidade, temperatura, bem como elementos da flórula e fáunula). Foram estudados 187 espécimes pertencentes às coleções ictiológicas e osteológicas da Universidade Santa Úrsula e coleção ictiológica do Museu Nacional. Alguns espécimes foram doados durante as pesquisas. O esqueleto da nadadeira caudal das espécies de Diapterus e Eucinostomus evidenciam um plano estrutural típico dos Percoidei que corresponde ao complexo uróforo do tipo "Acentraux Stégoures" (MONOD, 1968). Conclui-se também que a família Gerridae se situa numa linha evolutiva proveniente de um Perciformes primitivo do tipo Va (MONOD op.cit.) exemplificado por Kuhlia sandvicensis em direção ao tipo especializado Vcl representado por Pristipomoides da família Lutjanidae. A família Gerridae, pelas pesquisas realizadas, é muito próxima dos Lutjanidae, porém, menos especializada. A osteologia da cauda permite diferenciar os gêneros Diapterus e Eucinostomus.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha