Resíduos de frutos amazônicos como ingredientes altenativos em raçSes extrusadas para juvenis de tambaqui, Colossoma macropomum / André Albuquerque dos Santos Anselmo.

Por: Anselmo, André Albuquerque dos SantosColaborador(es):Pereira Filho, Manoel [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2008Notas: x, 45 f. : ilAssunto(s): Tambaqui -- Raçao extrusada | Colossoma macropomum | Nutriçao animal -- Proteina vegetalClassificação Decimal de Dewey: 597.50453 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) INPA/UFAM, 2008 Sumário: O tambaqui (Colossoma macropomum) destaca-se entre outras espécies amazônicas utilizadas para piscicultura, pela facilidade de cultivo em ambientes artificiais, pois, em cativeiro, aceita bem raçSes extrusadas ou peletizadas, bem como subprodutos agroindustriais. Outras características são: a rusticidade ao manuseio, tolerando atividades como biometrias; tolerância a ambientes com baixa disponibilidade de oxigênio e reprodução artificial conhecida, disponibilizando juvenis a qualquer época do ano. Com a menor oferta de farinha de peixe no mercado mundial aliada ao seu alto custo, tornam-se necessárias pesquisas em busca de fontes alternativas de boa qualidade que proporcionem bom desempenho e que apresentem baixo custo. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho zootécnico e a digestibilidade por juvenis de tambaqui alimentados com raçSes extrusadas com diferentes resíduos de frutos amazônicos. O experimento foi conduzido em um delineamento inteiramente casualizado. Foram formuladas cinco raçSes cada uma delas caracterizando um tratamento. As unidades experimentais foram caracterizadas por grupos de 20 peixes alojados em tanques-rede e cada tratamento possuiu três réplicas. A ração controle foi caracterizada pela ausência de resíduos em sua formulação e os demais tratamentos foram caracterizados pela substituição de 30% da ração controle por cada um dos resíduos testados (acerola, jenipapo, camu-camu e araçá-boi). Os índices zootécnicos determinados foram: a taxa de eficiência protéica, conversão alimentar aparente, ganho de peso e taxa de crescimento relativo, além das variáveis físico-químicas da água. Foi determinada também a digestibilidade aparente das raçSes e dos ingredientes testados. Com os resultados obtidos para o desempenho e a digestibilidade, pode-se afirmar que os resíduos de acerola e jenipapo podem ser utilizados como fontes alternativas de proteínas sendo também oportunos estudos visando o melhor aproveitamento dos carboidratos destes ingredientes.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.50453 A618r (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 09-0433

Dissertação (mestre) INPA/UFAM, 2008

O tambaqui (Colossoma macropomum) destaca-se entre outras espécies amazônicas utilizadas para piscicultura, pela facilidade de cultivo em ambientes artificiais, pois, em cativeiro, aceita bem raçSes extrusadas ou peletizadas, bem como subprodutos agroindustriais. Outras características são: a rusticidade ao manuseio, tolerando atividades como biometrias; tolerância a ambientes com baixa disponibilidade de oxigênio e reprodução artificial conhecida, disponibilizando juvenis a qualquer época do ano. Com a menor oferta de farinha de peixe no mercado mundial aliada ao seu alto custo, tornam-se necessárias pesquisas em busca de fontes alternativas de boa qualidade que proporcionem bom desempenho e que apresentem baixo custo. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho zootécnico e a digestibilidade por juvenis de tambaqui alimentados com raçSes extrusadas com diferentes resíduos de frutos amazônicos. O experimento foi conduzido em um delineamento inteiramente casualizado. Foram formuladas cinco raçSes cada uma delas caracterizando um tratamento. As unidades experimentais foram caracterizadas por grupos de 20 peixes alojados em tanques-rede e cada tratamento possuiu três réplicas. A ração controle foi caracterizada pela ausência de resíduos em sua formulação e os demais tratamentos foram caracterizados pela substituição de 30% da ração controle por cada um dos resíduos testados (acerola, jenipapo, camu-camu e araçá-boi). Os índices zootécnicos determinados foram: a taxa de eficiência protéica, conversão alimentar aparente, ganho de peso e taxa de crescimento relativo, além das variáveis físico-químicas da água. Foi determinada também a digestibilidade aparente das raçSes e dos ingredientes testados. Com os resultados obtidos para o desempenho e a digestibilidade, pode-se afirmar que os resíduos de acerola e jenipapo podem ser utilizados como fontes alternativas de proteínas sendo também oportunos estudos visando o melhor aproveitamento dos carboidratos destes ingredientes.

Área de concentração: Biologia de água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha