Influência dos herbicidas glifosato e glifosato+2,4 - D sobre a população de ácaros (Aracnhid a: Acari) edáficos em sistemas de plantio direto e plantio convenciona

Por: Glaeser, Daniele FabianaColaborador(es):Santos, Honório Roberto dos [Orientador]Detalhes da publicação: Mato Grosso do Sul UFGD 2008Notas: xi, 34 f. ilAssunto(s): Mesofauna edáfica | Herbicidas | Matéria orgânicaClassificação Decimal de Dewey: T 595.42 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal da Grande Dourados, 2008 Sumário: Diante da importância dos Acari para a manutenção da qua lidade do solo e da fragilidade desses organismos às práticas agrícolas, avaliou - se a inf luência dos herbicidas glifosato e glifosato +2,4 - D sobre a população de Acari edáficos em sistema de plantio direto (PD) e de plantio convencional (PC) . A pesquisa foi realizada em áreas experimentais da Faculd ade de Ciências Agrárias , da Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Em cada sistema f ora m estudad os: herbicidas (g lifosato, testemunha e glifosato +2,4 - D), época (15, 30, 45, 60 e 75 dias após a aplicação dos herbicidas nas parce las tratadas) e profundidade (0 a 2,5 cm e 2,5 a 5 cm), totalizando 30 tratamentos, em oito repetições. As coletas d e solo foram realizadas através de anéis de 2,5 cm de comprimento , com o auxílio de um extrator de solo e posteriormente, as amostras foram alocadas em mesa expositora através de funis de Berlese, onde permaneceram por sete dias. Em seguida, os organismos das amostras foram triados e identificado s. O delineame nto experimental utilizado foi o Inteiramente Casualizado , no esquema fatorial, sendo os dados submetidos à análise de variância e as médias comparada s pelo teste de Duncan (p0,05). No PD, os herbicid as glifosato e glifosato+2,4 - D contribuíram para o aumento do número de Acari, conforme a época de amostragem. No PC, o herbicida glifosato+2,4 - D influenciou o aumento desses organismos. A profundidade de 0 a 2,5 cm e o sistema PD apresentou maior número d e Acari. Em geral, tanto os herbicidas, quanto as épocas de coleta influenciaram no aumento das populações de Acari.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - Universidade Federal da Grande Dourados, 2008

Diante da importância dos Acari para a manutenção da qua lidade do solo e da fragilidade desses organismos às práticas agrícolas, avaliou - se a inf luência dos herbicidas glifosato e glifosato +2,4 - D sobre a população de Acari edáficos em sistema de plantio direto (PD) e de plantio convencional (PC) . A pesquisa foi realizada em áreas experimentais da Faculd ade de Ciências Agrárias , da Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Em cada sistema f ora m estudad os: herbicidas (g lifosato, testemunha e glifosato +2,4 - D), época (15, 30, 45, 60 e 75 dias após a aplicação dos herbicidas nas parce las tratadas) e profundidade (0 a 2,5 cm e 2,5 a 5 cm), totalizando 30 tratamentos, em oito repetições. As coletas d e solo foram realizadas através de anéis de 2,5 cm de comprimento , com o auxílio de um extrator de solo e posteriormente, as amostras foram alocadas em mesa expositora através de funis de Berlese, onde permaneceram por sete dias. Em seguida, os organismos das amostras foram triados e identificado s. O delineame nto experimental utilizado foi o Inteiramente Casualizado , no esquema fatorial, sendo os dados submetidos à análise de variância e as médias comparada s pelo teste de Duncan (p0,05). No PD, os herbicid as glifosato e glifosato+2,4 - D contribuíram para o aumento do número de Acari, conforme a época de amostragem. No PC, o herbicida glifosato+2,4 - D influenciou o aumento desses organismos. A profundidade de 0 a 2,5 cm e o sistema PD apresentou maior número d e Acari. Em geral, tanto os herbicidas, quanto as épocas de coleta influenciaram no aumento das populações de Acari.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha