Biologia floral e ecologia da polinização de duas espécies de marantaceae na Amazônia Central / Liliane Noemia Torres de Melo.

Por: Melo, Liliane Noemia Torres deColaborador(es):Webber, Antônio Carlos [Orientador] | Costa, Flávia Regina Capellotto [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2008Notas: xiv, 81 f. il., (algumas color)Assunto(s): Marantaceae | Biologia floral | Polinizaçao | ReproduçaoClassificação Decimal de Dewey: 584.21 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2008 Sumário: A composiçao, freqüência e abundância relativa dos polinizadores podem vanar espacialmente. Esta variaçao pode acarretar diferenças na produçao de frutos e limitar a especializaçao da planta a um determinado polinizador. Ela pode ser ocasionada por diferenças nos fatores intrínsecos (fenotípicos) e extrínsecos (ambientais) à planta. Estudos em biologia floral, polinizaçao e sistema reprodutivo em espécies de Marantaceae, principalmente na Amazônia Central, sao escassos. Investigaçoes sobre a variaçao espacial na composiçao dos polinizadores também sao pouco abordados. Em vista disto, esta dissertaçao teve os objetivos de estudar a biologia floral e observar uma possível variaçao na composiçao dos polinizadores de Calathea taeniosa e Monotagma spicatum, duas herbáceas localizadas na Amazônia Central. Além disso, o estudo teve a finalidade de analisar a variaçao na taxa de visitaçao e abundância relativa do polinizador em populaçoes de M spicatum e observar se esta variaçao estava relacionada a fatores intrínsecos e/ou extrínsecos à planta. O estudo foi conduzido na Fazenda Experimental da DF AM e na Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus, Amazonas, de dezembro/2006 a fevereiro/2008. Calathea taeniosa têm antese diurna, odor e presença de néctar na base da corola. Nao houve produçao de futtos, sob condiçoes naturais, em nenhum indivíduo nas duas áreas estudadas, nem mesmo nos tratamentos reprodutivos. Esta ausência de futtos pode ser devida a baixa fteqüência de visitas de Euglossa sp. (0,05 visitas. hora-1), sendo observada somente esta espécie de abelha visitando as flores, ou a limitaçao de algum recurso, como a luminosidade, para a planta. Monotagma spicatum têm antese diurna, presença de néctar e odor. É uma espécie auto-compatível, mas que necessita do polinizador para otimizar a produçao de futtos. Nao houve variaçao espacial na composiçao dos polinizadores, sendo unicamente visitada por Euglossa decorata. A taxa de visitaçao, abundância relativa do polinizador e a produçao de futtos entre as populaçoes das duas áreas de estudo apresentaram diferenças significativas. Também foram encontradas diferenças em algumas variáveis intrínsecas e extrínsecas analisadas, mas somente um fator ambiental (extrínseco), a densidade da planta, foi o responsável pelas influências no sucesso reprodutivo e na polinizaçao de M spicatum.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 584.21 M528b (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 09-0021

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2008

A composiçao, freqüência e abundância relativa dos polinizadores podem vanar espacialmente. Esta variaçao pode acarretar diferenças na produçao de frutos e limitar a especializaçao da planta a um determinado polinizador. Ela pode ser ocasionada por diferenças nos fatores intrínsecos (fenotípicos) e extrínsecos (ambientais) à planta. Estudos em biologia floral, polinizaçao e sistema reprodutivo em espécies de Marantaceae, principalmente na Amazônia Central, sao escassos. Investigaçoes sobre a variaçao espacial na composiçao dos polinizadores também sao pouco abordados. Em vista disto, esta dissertaçao teve os objetivos de estudar a biologia floral e observar uma possível variaçao na composiçao dos polinizadores de Calathea taeniosa e Monotagma spicatum, duas herbáceas localizadas na Amazônia Central. Além disso, o estudo teve a finalidade de analisar a variaçao na taxa de visitaçao e abundância relativa do polinizador em populaçoes de M spicatum e observar se esta variaçao estava relacionada a fatores intrínsecos e/ou extrínsecos à planta. O estudo foi conduzido na Fazenda Experimental da DF AM e na Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus, Amazonas, de dezembro/2006 a fevereiro/2008. Calathea taeniosa têm antese diurna, odor e presença de néctar na base da corola. Nao houve produçao de futtos, sob condiçoes naturais, em nenhum indivíduo nas duas áreas estudadas, nem mesmo nos tratamentos reprodutivos. Esta ausência de futtos pode ser devida a baixa fteqüência de visitas de Euglossa sp. (0,05 visitas. hora-1), sendo observada somente esta espécie de abelha visitando as flores, ou a limitaçao de algum recurso, como a luminosidade, para a planta. Monotagma spicatum têm antese diurna, presença de néctar e odor. É uma espécie auto-compatível, mas que necessita do polinizador para otimizar a produçao de futtos. Nao houve variaçao espacial na composiçao dos polinizadores, sendo unicamente visitada por Euglossa decorata. A taxa de visitaçao, abundância relativa do polinizador e a produçao de futtos entre as populaçoes das duas áreas de estudo apresentaram diferenças significativas. Também foram encontradas diferenças em algumas variáveis intrínsecas e extrínsecas analisadas, mas somente um fator ambiental (extrínseco), a densidade da planta, foi o responsável pelas influências no sucesso reprodutivo e na polinizaçao de M spicatum.

ãrea de concentração: Botânica.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha