Termodinâmica da camada limite atmosférica na Amazônia (TECLA): influência dos efeitos locais e dos fenômenos de mesoescala / Mônica Rodrigues de Queiroz.

Por: Queiroz, Mônica Rodrigues deColaborador(es):Lyra, Roberto Fernando Pessoa da Fonseca [Orientador]Detalhes da publicação: Maceió 2008Notas: xiii, 127 f. : ilAssunto(s): Termodinâmica atmosférica | Camada limite atmosféricaClassificação Decimal de Dewey: 551.522 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Alagoas, 2008 Sumário: Foi realizado um estudo com o objetivo de investigar a influência dos efeitos locais e de escala maior sobre a termodinâmica da CLA na região Oeste da Amazônia (Rondônia) em área de floresta nativa e de pastagem em três estações: seca, chuvosa e de transição (seca para chuvosa). Foram utilizados dados de superfície; de altitude (radiossondagens) e imagens de satélite de 3 experimentos: RBLE-3 (agosto - 1994), WET AMC/LBA (fevereiro - 1999) e DRY TO WETAMC/LBA (outubro - 2002). As condições meteorológicas durante os três experimentos foram típicas dom período do ano em que os mesmos se desenvolveram e as diferenças entre as áreas floresta e pastagem foram pequenas. Foram estudados 45 casos de comportamento atípicos da CLA (22 na floresta e 23 na pastagem). Eles estiveram sempre ligados a fenômenos de pequena escala, na sua maioria ventos fortes. A abordagem adotada não permitiu encontrar relação direta entre as particularidades da CLA com fenômeno de meso ou grande escala. As particularidades na estação seca ocorrem referencialmente em dias de vento forte. Durante a estação chuvosa todos os casos de particularidade ocorreram em dias chuvosos. Na estação de transição a maioria dos casos de particularidade também ocorreu em dias com chuva sendo ainda verificados 3 casos de vento forte e 1 JBN.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Alagoas, 2008

Foi realizado um estudo com o objetivo de investigar a influência dos efeitos locais e de escala maior sobre a termodinâmica da CLA na região Oeste da Amazônia (Rondônia) em área de floresta nativa e de pastagem em três estações: seca, chuvosa e de transição (seca para chuvosa). Foram utilizados dados de superfície; de altitude (radiossondagens) e imagens de satélite de 3 experimentos: RBLE-3 (agosto - 1994), WET AMC/LBA (fevereiro - 1999) e DRY TO WETAMC/LBA (outubro - 2002). As condições meteorológicas durante os três experimentos foram típicas dom período do ano em que os mesmos se desenvolveram e as diferenças entre as áreas floresta e pastagem foram pequenas. Foram estudados 45 casos de comportamento atípicos da CLA (22 na floresta e 23 na pastagem). Eles estiveram sempre ligados a fenômenos de pequena escala, na sua maioria ventos fortes. A abordagem adotada não permitiu encontrar relação direta entre as particularidades da CLA com fenômeno de meso ou grande escala. As particularidades na estação seca ocorrem referencialmente em dias de vento forte. Durante a estação chuvosa todos os casos de particularidade ocorreram em dias chuvosos. Na estação de transição a maioria dos casos de particularidade também ocorreu em dias com chuva sendo ainda verificados 3 casos de vento forte e 1 JBN.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha