Efeito do pH, do cálcio e do oxigênio sobre a regulação iônica (Na+, K+ e Ca++) na fase inicial do desenvolvimento embrionário de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) (Osteichthyes, Characiformes) / Gilberto Ubaldo Ascón Dionicio.

Por: Ascón Dionicio, Gilberto UbaldoColaborador(es):Val, Adalberto Luís [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2000Notas: 42 fAssunto(s): Hipoxia | Tambaqui -- Regulação iônicaClassificação Decimal de Dewey: 597.5043 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2000 Sumário: O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o efeito da baixa concentração de oxigênio e variações de pH da água sobre a regulação iônica de Na+, K+ e Ca++ na fase inicial do desenvolvimento embrionário de Colossoma macropomum, bem como na sobrevivência dos embriões em diferentes condições experimentais. Os tratamentos foram: pH 4,0, pH 4,0 +300 µmol Ca++/L, hipóxia (2,0 mg )2/L), pH (9,0) e normóxia (pH=6,0 e O2=6,0 mg/L) com controle; com n=9. As amostras foram retiradas nos tempos -15,, 0, 15, 30 e 60 minutos após a exposição ao tratamento experimental e aos 90 minutos após a recuperação. Os resultados indicam que a exposição tanto ao pH ácido quanto ao ph alcalino resultou em porcentagens de sobreviência dos embriões entre 10% e 15% aos 15 minutos de exposição e atingiu 0% após 30 minutos de exposição, com ruptura das membranas dos ovos. As porcentagens de sobreviência em pH ácido mais Ca++ foram maiores em todo o tempo de exposição mas também ao final houve mortalidade total. Em hipóxia a sobrevivência foi diminuindo de acordo com o tempo de exposição dos embriões: 80% aos 15 minutos, 50% aos 30 minutos e 20% aos 60 minutos existindo a recuperação parcial dos embriões quando foram colocados novamente em normóxia. Em relação aos níveis iônicos de Na+, Ka+ e Ca++, determinou-se que em pH 4,0 e pH 9,0 existiu perdas significativas em relação ao controle (P0,05) por todo o tempo de exposição. Porém, em pH 4,0 + 300 µmol Ca++ observou-se que o Ca-- provocou uma diminuição do efeito do pH ácido diminuindo as perdas dos íons. Em hipóxia notou-se também diferenças significativas em relação ao controle (P0,05) com aumentos consideráveis nos tempos 30 e 60 minutos de exposição. Os dados sugerem que mudanças das condições ambientais, tanto no ambiente natural como no artificial, resultam em alta mortalidade dos embriões devido, entre outros prováveis fatores, a um significativo desequilíbrio iônico.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.5043 D592e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-1049
Livro Livro
Dissertação T 597.5043 D592e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-1048

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2000

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o efeito da baixa concentração de oxigênio e variações de pH da água sobre a regulação iônica de Na+, K+ e Ca++ na fase inicial do desenvolvimento embrionário de Colossoma macropomum, bem como na sobrevivência dos embriões em diferentes condições experimentais. Os tratamentos foram: pH 4,0, pH 4,0 +300 µmol Ca++/L, hipóxia (2,0 mg )2/L), pH (9,0) e normóxia (pH=6,0 e O2=6,0 mg/L) com controle; com n=9. As amostras foram retiradas nos tempos -15,, 0, 15, 30 e 60 minutos após a exposição ao tratamento experimental e aos 90 minutos após a recuperação. Os resultados indicam que a exposição tanto ao pH ácido quanto ao ph alcalino resultou em porcentagens de sobreviência dos embriões entre 10% e 15% aos 15 minutos de exposição e atingiu 0% após 30 minutos de exposição, com ruptura das membranas dos ovos. As porcentagens de sobreviência em pH ácido mais Ca++ foram maiores em todo o tempo de exposição mas também ao final houve mortalidade total. Em hipóxia a sobrevivência foi diminuindo de acordo com o tempo de exposição dos embriões: 80% aos 15 minutos, 50% aos 30 minutos e 20% aos 60 minutos existindo a recuperação parcial dos embriões quando foram colocados novamente em normóxia. Em relação aos níveis iônicos de Na+, Ka+ e Ca++, determinou-se que em pH 4,0 e pH 9,0 existiu perdas significativas em relação ao controle (P0,05) por todo o tempo de exposição. Porém, em pH 4,0 + 300 µmol Ca++ observou-se que o Ca-- provocou uma diminuição do efeito do pH ácido diminuindo as perdas dos íons. Em hipóxia notou-se também diferenças significativas em relação ao controle (P0,05) com aumentos consideráveis nos tempos 30 e 60 minutos de exposição. Os dados sugerem que mudanças das condições ambientais, tanto no ambiente natural como no artificial, resultam em alta mortalidade dos embriões devido, entre outros prováveis fatores, a um significativo desequilíbrio iônico.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha