Fenologia de cinco espécies de Lecythidaceae na Reserva Florestal Ducke, Manaus - AM / Manuel de Jesus Vieira Lima Junior.

Por: Lima Junior, Manuel de Jesus VieiraColaborador(es):Alencar, Jurandyr da Cruz [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus 1992Notas: 72 f. : ilAssunto(s): Árvores -- Fenologia | Lecythidaceae -- Manaus (AM)Classificação Decimal de Dewey: 583.42 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1992 Sumário: Este trabalho analisa dados de 11 anos (1978-1988) de observação da fenologia de 5 espécies arbóreas da família Lecythidaceae, Cariniana micrantha Ducke, Lecythis prancei Mori, Lecythis zabucaja Aublet, Corythophora alta R. Knuth. e Chorythophora rimosa W. Rodrigues, incluindo as fases de floração, frutificação e mudança foliar. Determinou-se a época, duração e freqüência das fases reprodutivas bem como o tipo de mudança foliar das espécies. A época foi determinada a partir de dados de ocorrência média mensal (%) das fenofases durante o período de estudo, comparando-se com as estações de seca e de chuvas do ano. A duração foi obtida em função do número médio dos meses em que ocorreu a fase. A freqüência foi obtida com a observação do número de anos em que as espécies apresentaram a fase. As espécies apresentaram a fase de floração nas estações de seca e de chuvas (exceto Lecythis zabucaja), porém com maior ocorrência na época chuvosa, com sincronismo entre os indíviduos (exceto para Corythophora rimosa). A fase de frutificação foi observada principalmente na época de chuvas (exceto para as duas espécies do gênero Corythophora), com sincronismo observado em todas as espécies nesta fase. A variação média da duração da fase de floração e de frutificação foi de 3 a 6 meses e entre a floração e frutificação de 3 a 7 meses. A nível de espécie, o padrão de ocorrência para as fases de floração e frutificação observado foi anual, porém a nível de indivíduo foi supra-anual (exceto para Corythophora alta). Quanto ao tipo de mudança foliar, as espécies apresentaram características de sempreverdes, exceto Cariniana micrantha que comportou-se como caducifólia. Maior época de troca de folhas ocorreu na estação seca. Corythophora alta seria a única espécie que poderia cumprir um programa de coleta de sementes regular, para pesquisas tecnológicas e silviculturais. Para as outras espécies, maiores informações concernentes à biologia reprodutiva, em conjunto com estudos de fenologia quantitativa, seriam necessários para subsidiar estratégias de manejo.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 583.42 L732f (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0554

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1992

Este trabalho analisa dados de 11 anos (1978-1988) de observação da fenologia de 5 espécies arbóreas da família Lecythidaceae, Cariniana micrantha Ducke, Lecythis prancei Mori, Lecythis zabucaja Aublet, Corythophora alta R. Knuth. e Chorythophora rimosa W. Rodrigues, incluindo as fases de floração, frutificação e mudança foliar. Determinou-se a época, duração e freqüência das fases reprodutivas bem como o tipo de mudança foliar das espécies. A época foi determinada a partir de dados de ocorrência média mensal (%) das fenofases durante o período de estudo, comparando-se com as estações de seca e de chuvas do ano. A duração foi obtida em função do número médio dos meses em que ocorreu a fase. A freqüência foi obtida com a observação do número de anos em que as espécies apresentaram a fase. As espécies apresentaram a fase de floração nas estações de seca e de chuvas (exceto Lecythis zabucaja), porém com maior ocorrência na época chuvosa, com sincronismo entre os indíviduos (exceto para Corythophora rimosa). A fase de frutificação foi observada principalmente na época de chuvas (exceto para as duas espécies do gênero Corythophora), com sincronismo observado em todas as espécies nesta fase. A variação média da duração da fase de floração e de frutificação foi de 3 a 6 meses e entre a floração e frutificação de 3 a 7 meses. A nível de espécie, o padrão de ocorrência para as fases de floração e frutificação observado foi anual, porém a nível de indivíduo foi supra-anual (exceto para Corythophora alta). Quanto ao tipo de mudança foliar, as espécies apresentaram características de sempreverdes, exceto Cariniana micrantha que comportou-se como caducifólia. Maior época de troca de folhas ocorreu na estação seca. Corythophora alta seria a única espécie que poderia cumprir um programa de coleta de sementes regular, para pesquisas tecnológicas e silviculturais. Para as outras espécies, maiores informações concernentes à biologia reprodutiva, em conjunto com estudos de fenologia quantitativa, seriam necessários para subsidiar estratégias de manejo.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha