Estudo anatômico macro e microscópico do lenho de 6 (seis) espécies do gênero Dipteryx Schreber (Fabaceae) da Amazônia brasileira / Kátia Bastos Loureiro Ramos.

Por: Ramos, Kátia Bastos LoureiroColaborador(es):Silva, Eldo Antônio Monteiro da [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1992Notas: 87 fAssunto(s): Dipteryx -- Amazônia | Madeira -- AnatomiaClassificação Decimal de Dewey: 583.32204 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1992 Sumário: Este trabalho aborda o estudo dos caracteres anatômicos de 6 (seis) espécies do gênero Dipteryx Schreber da Amazônia brasileira, tendo como principal objetivo o conhecimento da estrutura da madeira, macro e microscopicamente, e seu emprego na taxonomia. Das 9 (nove) espécies do gênero existente na Amazônia brasileira foram estudadas 6 (seis): Dipteryx alata Vog, Dipteryx magnifica Ducke, Dipteryx micrantha (Harms) Ducke, Dipteryx odorata (aubl.) Willd., dipetryx polyphylla (Huber) Ducke, e Dipteryx rosea Spruce. O estudo anatômico foi realizado através da observação dos tecidos lenhosos vistos a olho nu ou com o auxílio de uma lupa "conta-fios" com 10 x de aumento em cortes histológicos dos planos transversal, tangencial e radial de amostras de madeira, e em material macerado para observaçSes de elementos vasculares e fibrosos. Para cada espécie sao apresentados nomes vulgares, caracterísiticas gerais, habitat, área de ocorrência, descriçoes macro e microscópica, macrofotografia do plano transversal, microfotografias dos planos transversal, tangencial e radial, um quadro sinóptico com as principais características e uma ficha biométrica dos elementos anatômicos. As características anatômicas do lenho foram analisadas qualitativa e/ou quantitativamente; a forma e disposiçao do parênquima axial sao características que permitem separar as espécies isoladamente. Por outro lado o diâmetro tangencial dos vasos e a sua frequência por mm², a série parenquimática, a largura dos raios em números de células, altura dos raios em micrômetro e o número de raios por milímetro linear, permitem separar as espécies em grupos, os quais foram analisados e organizados em uma ficha biométrica.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 583.32204 R175e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0927
Livro Livro
Dissertação T 583.32204 R175e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1083

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1992

Este trabalho aborda o estudo dos caracteres anatômicos de 6 (seis) espécies do gênero Dipteryx Schreber da Amazônia brasileira, tendo como principal objetivo o conhecimento da estrutura da madeira, macro e microscopicamente, e seu emprego na taxonomia. Das 9 (nove) espécies do gênero existente na Amazônia brasileira foram estudadas 6 (seis): Dipteryx alata Vog, Dipteryx magnifica Ducke, Dipteryx micrantha (Harms) Ducke, Dipteryx odorata (aubl.) Willd., dipetryx polyphylla (Huber) Ducke, e Dipteryx rosea Spruce. O estudo anatômico foi realizado através da observação dos tecidos lenhosos vistos a olho nu ou com o auxílio de uma lupa "conta-fios" com 10 x de aumento em cortes histológicos dos planos transversal, tangencial e radial de amostras de madeira, e em material macerado para observaçSes de elementos vasculares e fibrosos. Para cada espécie sao apresentados nomes vulgares, caracterísiticas gerais, habitat, área de ocorrência, descriçoes macro e microscópica, macrofotografia do plano transversal, microfotografias dos planos transversal, tangencial e radial, um quadro sinóptico com as principais características e uma ficha biométrica dos elementos anatômicos. As características anatômicas do lenho foram analisadas qualitativa e/ou quantitativamente; a forma e disposiçao do parênquima axial sao características que permitem separar as espécies isoladamente. Por outro lado o diâmetro tangencial dos vasos e a sua frequência por mm², a série parenquimática, a largura dos raios em números de células, altura dos raios em micrômetro e o número de raios por milímetro linear, permitem separar as espécies em grupos, os quais foram analisados e organizados em uma ficha biométrica.

Area de concentraçao: Botânica.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha