Análise do processo de fomento tradicional do CNPq : o caso da região norte brasileira (1985/1989) / Henrique Villa da Costa Ferreira.

Por: Ferreira, Henrique Villa da CostaColaborador(es):Nunes, Brasilmar Ferreira [Orientador]Detalhes da publicação: 1992Notas: 126 fAssunto(s): Ciência e Estado -- Brasil | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | Dotação para pesquisa -- BrasilClassificação Decimal de Dewey: 506 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)--Universidade de Brasília, 1992. Sumário: O presente estudo teve como objetivo maior, caracterizar o perfil da participação da Região Norte Brasileira no processo de fomento básico ou fomento tradicional do CNPq, no período 1985/1989, que convencionou-se chamar de "Nova República". Dividiu-se o trabalho em partes, complementares entre si, que compõem a investigação do objeto de estudo definido. Primeiramente, procedeu-se revisão bibliográfica sobre o tema C & T e sobre a problemática científica e tecnológica associada à questão regional, particularmente à Região Norte. Procurou-se montar um quadro de referência que pudesse delimitar o objeto maior de pesquisa, e constituir-se num arcobouço teórico que subsidiasse as análises implementadas no estudo proposto (partes I, II e III). Posteriormente, procurou-se coletar, sistematizar, tratar e analisar os dados oriundos de fontes diversas, referentes ao aparato técnico-científico regional e ao processo de fomento tradicional do CNPq à região, objeto da presente investigação (Parte IV). Por fim a última parte, constituiu-se de conclusões a respeito do tema que se propôs estudar, e de sugestões referentes à execução da política de fomento do CNPq à região norte, visando tornar mais efetiva, a contribuição do Conselho ao processo de "desenvolvimento regional" em marcha, à luz do que se concluiu em relação à participação do CNPq neste processo, no contexto do papel que lhe cabe, como agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico (Parte V),.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestrado)--Universidade de Brasília, 1992.

O presente estudo teve como objetivo maior, caracterizar o perfil da participação da Região Norte Brasileira no processo de fomento básico ou fomento tradicional do CNPq, no período 1985/1989, que convencionou-se chamar de "Nova República". Dividiu-se o trabalho em partes, complementares entre si, que compõem a investigação do objeto de estudo definido. Primeiramente, procedeu-se revisão bibliográfica sobre o tema C & T e sobre a problemática científica e tecnológica associada à questão regional, particularmente à Região Norte. Procurou-se montar um quadro de referência que pudesse delimitar o objeto maior de pesquisa, e constituir-se num arcobouço teórico que subsidiasse as análises implementadas no estudo proposto (partes I, II e III). Posteriormente, procurou-se coletar, sistematizar, tratar e analisar os dados oriundos de fontes diversas, referentes ao aparato técnico-científico regional e ao processo de fomento tradicional do CNPq à região, objeto da presente investigação (Parte IV). Por fim a última parte, constituiu-se de conclusões a respeito do tema que se propôs estudar, e de sugestões referentes à execução da política de fomento do CNPq à região norte, visando tornar mais efetiva, a contribuição do Conselho ao processo de "desenvolvimento regional" em marcha, à luz do que se concluiu em relação à participação do CNPq neste processo, no contexto do papel que lhe cabe, como agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico (Parte V),.

Orientador: Nunes, Brasilmar Ferreira.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha