Ritmos circadiano e anual da atividade locomotora e da postura de ovos do caramujo Biomphalaria glabrata, sob diferentes condições de iluminação / Norma Dulce de Campos Barbosa.

Por: Barbosa, Norma Dulce de CamposColaborador(es):Souza, Fernando Pimentel de [Orientador]Detalhes da publicação: Belo Horizonte [s.n.] 1984Notas: 81 fAssunto(s): Biomphalaria glabrata | Caramujos -- Locomoção | Caramujos -- Ovos | Ritmos biológicosClassificação Decimal de Dewey: 594.3 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Minas Gerais, 1984 Sumário: A atividade locomotora e a postura de ovos do caramujo Biomphalaria glabrata foram estudadas em laboratório em diferentes condições de iluminação: 1. A atividade locomotora apresentou-se aumentada no crepúsculo vespertino, em todas as condições experimentais testadas. 2. Em condições de iluminação constante, sob 10 -² lux ou 100 lux, a atividade locomotora não apresentou ritmo circadiano ou aparentemente qualquer outro. Donde se conclui que seu ritmo é de natureza exógena, sem ter praticamente um relógio biológico endógeno. 3. O nível da atividade locomotora não depende da iluminação absoluta, mas do efeito combinado da iluminação, quando acionada no ritmo circadiano natural, 12h luz: 12h obscuridade, e de interação social. 4. O regime de maior iluminação (LL) foi o que produziu maior eficiência de produção de desovas, ovos e eclosão. A seguir, apresentou-se como mais fértil a iluminação com ritmo semelhante ao do natural, 12hLuz: 12hObscuridade, sem ser algumas vezes significativamente diferente. Entretanto, a obscuridade produziu nitidamente maior esterilidade. 5. O indicador cronológico do ano de maior eficiência de produção de ovos, desovas e eclosão coincidiu com a estação do inverno. A seguir, apresentou-se o outono, mas no verão ocorreu sem dúvida a menor fertilidade. As variações sazonais aparecem na dependência inversa da variação da temperatura local, provavelmente devido a sua relação com a temperatura preferida de postura, que parece encontrar-se entre 20 e 25°C. 6. A taxa de desenvolvimento dos embriões dos ovos, até a eclosão, pareceu não sofrer influência da iluminação e do indicador cronológico do ano, sendo ligeiramente menor nos períodos mais frios do que nos períodos mais quentes. No entanto, este resultado não chegou a alterar a conclusão anterior, demonstrando ser a produção de ovos o determinante da fertilidade.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 594.3 B238r (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1330

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Minas Gerais, 1984

A atividade locomotora e a postura de ovos do caramujo Biomphalaria glabrata foram estudadas em laboratório em diferentes condições de iluminação: 1. A atividade locomotora apresentou-se aumentada no crepúsculo vespertino, em todas as condições experimentais testadas. 2. Em condições de iluminação constante, sob 10 -² lux ou 100 lux, a atividade locomotora não apresentou ritmo circadiano ou aparentemente qualquer outro. Donde se conclui que seu ritmo é de natureza exógena, sem ter praticamente um relógio biológico endógeno. 3. O nível da atividade locomotora não depende da iluminação absoluta, mas do efeito combinado da iluminação, quando acionada no ritmo circadiano natural, 12h luz: 12h obscuridade, e de interação social. 4. O regime de maior iluminação (LL) foi o que produziu maior eficiência de produção de desovas, ovos e eclosão. A seguir, apresentou-se como mais fértil a iluminação com ritmo semelhante ao do natural, 12hLuz: 12hObscuridade, sem ser algumas vezes significativamente diferente. Entretanto, a obscuridade produziu nitidamente maior esterilidade. 5. O indicador cronológico do ano de maior eficiência de produção de ovos, desovas e eclosão coincidiu com a estação do inverno. A seguir, apresentou-se o outono, mas no verão ocorreu sem dúvida a menor fertilidade. As variações sazonais aparecem na dependência inversa da variação da temperatura local, provavelmente devido a sua relação com a temperatura preferida de postura, que parece encontrar-se entre 20 e 25°C. 6. A taxa de desenvolvimento dos embriões dos ovos, até a eclosão, pareceu não sofrer influência da iluminação e do indicador cronológico do ano, sendo ligeiramente menor nos períodos mais frios do que nos períodos mais quentes. No entanto, este resultado não chegou a alterar a conclusão anterior, demonstrando ser a produção de ovos o determinante da fertilidade.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha