O efeito do desmatamento sobre populações de invertebrados aquáticos de um riacho na Amazônia Central / Leocádio Gondim.

Por: Gondim, Leocádio Leocádio GondimColaborador(es):Walker, Ilse [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 1984Notas: 106 f. : ilAssunto(s): Desmatamento -- Amazônia | Invertebrados aquáticos -- Ecologia | Indicadores -- EcológicoClassificação Decimal de Dewey: 574.929 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1984 Sumário: Estudou-se comparativamente duas áreas de um mesmo igarapé riacho uma área com "floresta" nas margens e outra desmatada com um "pasto" às margens. Analisou-se a morfologia do leito, variáveis hidrográficas e climatológicas. Não se coletou a fauna total dos macroinvertebrados aquáticos, mas se sugere o modelo inverso da Curva de Mitscherlich para um ajuste e estimativa do somatório. Mais de 80% dos morfótipos ("espécies") tem menos de 50 exemplares. Foram amostrados com uma repetição oito substratos semelhantes em cada área, por nove meses totalizando 320 amostras. Um total de 3464 indivíduos coletou-se na "floresta" e 3501 no "pasto". (Total 6965). Foram identificados 176 morfótipos de insetos aquáticos, 32 de outros invertebrados e 10 peixes e girinos (Total = 218). O Índice de Diversidade de Williams "a" + 40 (P0,09), demonstrando alta diversidade na biocenose. Seis taxa de insetos concentram 175 morfótipos (80,3%. Uma contribuição singular para o conhecimento foi: a proporção de morfótipos da entomofauna foi um quarto de trichoptera, um quinto Diptera (dos quais um terço de quironomideos), um quarto Odonata e Coleoptera, quase um oitavo Ephemeroptera e outro quinto Hemiptera, Lepidoptera, Plecopter e Neuroptera. Comparando-se cada morfótipo houve muita variação entre a quantidade de indivíduos de cada táxon das duas áreas. Encontrou-se cerca de 180 morfótipos diferentes em cada área com aproximadamente 20% de morfótipos exclusivos à área. Houve uma variação significativa do total coletado nos meses. O perfil e a cobertura do leito do riacho foram alterados no "pasto". Os substratos têm uma fauna característica e são relativamente independentes da área em que estejam. Este pequeno desmatamento à beira do riacho parece não ter afetado tanto a população dos macroinvertebrados aquáticos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 574.929 G637e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1090
Livro Livro
Dissertação T 574.929 G637e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1101

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1984

Estudou-se comparativamente duas áreas de um mesmo igarapé riacho uma área com "floresta" nas margens e outra desmatada com um "pasto" às margens. Analisou-se a morfologia do leito, variáveis hidrográficas e climatológicas. Não se coletou a fauna total dos macroinvertebrados aquáticos, mas se sugere o modelo inverso da Curva de Mitscherlich para um ajuste e estimativa do somatório. Mais de 80% dos morfótipos ("espécies") tem menos de 50 exemplares. Foram amostrados com uma repetição oito substratos semelhantes em cada área, por nove meses totalizando 320 amostras. Um total de 3464 indivíduos coletou-se na "floresta" e 3501 no "pasto". (Total 6965). Foram identificados 176 morfótipos de insetos aquáticos, 32 de outros invertebrados e 10 peixes e girinos (Total = 218). O Índice de Diversidade de Williams "a" + 40 (P0,09), demonstrando alta diversidade na biocenose. Seis taxa de insetos concentram 175 morfótipos (80,3%. Uma contribuição singular para o conhecimento foi: a proporção de morfótipos da entomofauna foi um quarto de trichoptera, um quinto Diptera (dos quais um terço de quironomideos), um quarto Odonata e Coleoptera, quase um oitavo Ephemeroptera e outro quinto Hemiptera, Lepidoptera, Plecopter e Neuroptera. Comparando-se cada morfótipo houve muita variação entre a quantidade de indivíduos de cada táxon das duas áreas. Encontrou-se cerca de 180 morfótipos diferentes em cada área com aproximadamente 20% de morfótipos exclusivos à área. Houve uma variação significativa do total coletado nos meses. O perfil e a cobertura do leito do riacho foram alterados no "pasto". Os substratos têm uma fauna característica e são relativamente independentes da área em que estejam. Este pequeno desmatamento à beira do riacho parece não ter afetado tanto a população dos macroinvertebrados aquáticos.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha