Impacto do manejo de agroecossistemas sobre a mesofauna do solo, em áreas de terra firme, na região de Manaus, AM / Luiz Antelmo Silva Melo.

Por: Melo, Luiz Antelmo SilvaDetalhes da publicação: 1984Notas: 117 fAssunto(s): Agricultura -- Manaus (AM) -- Aspectos ambientais | Ecologia do solo | Fauna do soloClassificação Decimal de Dewey: 574.5264 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 1984. Sumário: O presente trabalho foi executado para avaliar preliminarmente os efeitos de práticas agrícolas sobre a mesofauna do solo. O estudo foi conduzido na área compreendida entre os km 28 e 35 da AM-010 - Rodovia Torquato Tapajós, cujas coordenadas geográficas são aproximadamente 3°08'S, e 59º52"W, Grw., município de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil. Toda a área estudada está situada em terra firme com cerca de cinqüenta metros de altitude, o solo dominante é Latossolo Amarelo, textura muito argilosa, profundo, muito ácido, com boa porosidade, boa drenagem, friável e quimicamente pobre (Falesi 1972). O clima é quente e úmido do tipo "Af" de Köppen com pluviosidade em torno de 2.400 mm, umidade relativa media de 85% e temperatura média anual de 26°C, segundo Teixeira (1983). As onze áreas (ambientes) para fins comparativos foram: floresta primária, capoeira, com nove anos de regeneração natural, quatro cultivos de ciclo curto em rotação (milho x feijão), cultivo de mandioca, pastagem, culturas de guaraná, cacau e seringueira, cada uma com 450 m². Foi realizada uma coleta em novembro de 1983, em todos os ambientes, constituindo um total de 60 amostras, cada uma com profundidade de 10 cm. A fauna foi extraída pelo método de Berlese-Tullgren modificado. As identificações foram feitas apenas a nível de grande grupos. Mediu-se os seguintes fatores físico-químicos do solo: temperatura à superfície, temperatura a 5 cm de profundidade, pH, carbono, matéria orgânica, cálcio, magnésio, fósforo, saturação de alumínio, umidade e densidade aparente. Os grupos faunísticos dominantes em todas as áreas foram Acari e Collembola, sendo que nos cultivos de ciclo curto ocorreram as maiores densidades de artrópodes e os menores números de grupos. Na floresta primária registrou-se o maior número de grupos apesar do número de indivíduos por grupo ser reduzido. Houve diferenças estatísticas significativas entre os ambientes quando considerados o número de indivíduos dos grupos Acari e Collembola, assim como os ambientes se diferenciaram significativamente quando considerada a diversidade de grupos. Ocorreu diferença significativa entre os ambientes quando relacionados com os fatores: umidade, fósforo, matéria orgânica e saturação de alumínio do solo. As populações de Acari e Collembola encontram-se de forma agregada, sendo que o grupo Collembola apresentou-se menos disperso. Os cultivos perenes causaram menores impactos aos fatores físico-químicos do solo, assim como a mesofauna. Parecem representar sistemas mais estáveis e, como tal, mais recomendados para substituir a floresta primária na Amazônia, em termos agrícolas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 574.5264 M528i (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0529
Livro Livro
Dissertação T 574.5264 M528i (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0527

Dissertação (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 1984.

O presente trabalho foi executado para avaliar preliminarmente os efeitos de práticas agrícolas sobre a mesofauna do solo. O estudo foi conduzido na área compreendida entre os km 28 e 35 da AM-010 - Rodovia Torquato Tapajós, cujas coordenadas geográficas são aproximadamente 3°08'S, e 59º52"W, Grw., município de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil. Toda a área estudada está situada em terra firme com cerca de cinqüenta metros de altitude, o solo dominante é Latossolo Amarelo, textura muito argilosa, profundo, muito ácido, com boa porosidade, boa drenagem, friável e quimicamente pobre (Falesi 1972). O clima é quente e úmido do tipo "Af" de Köppen com pluviosidade em torno de 2.400 mm, umidade relativa media de 85% e temperatura média anual de 26°C, segundo Teixeira (1983). As onze áreas (ambientes) para fins comparativos foram: floresta primária, capoeira, com nove anos de regeneração natural, quatro cultivos de ciclo curto em rotação (milho x feijão), cultivo de mandioca, pastagem, culturas de guaraná, cacau e seringueira, cada uma com 450 m². Foi realizada uma coleta em novembro de 1983, em todos os ambientes, constituindo um total de 60 amostras, cada uma com profundidade de 10 cm. A fauna foi extraída pelo método de Berlese-Tullgren modificado. As identificações foram feitas apenas a nível de grande grupos. Mediu-se os seguintes fatores físico-químicos do solo: temperatura à superfície, temperatura a 5 cm de profundidade, pH, carbono, matéria orgânica, cálcio, magnésio, fósforo, saturação de alumínio, umidade e densidade aparente. Os grupos faunísticos dominantes em todas as áreas foram Acari e Collembola, sendo que nos cultivos de ciclo curto ocorreram as maiores densidades de artrópodes e os menores números de grupos. Na floresta primária registrou-se o maior número de grupos apesar do número de indivíduos por grupo ser reduzido. Houve diferenças estatísticas significativas entre os ambientes quando considerados o número de indivíduos dos grupos Acari e Collembola, assim como os ambientes se diferenciaram significativamente quando considerada a diversidade de grupos. Ocorreu diferença significativa entre os ambientes quando relacionados com os fatores: umidade, fósforo, matéria orgânica e saturação de alumínio do solo. As populações de Acari e Collembola encontram-se de forma agregada, sendo que o grupo Collembola apresentou-se menos disperso. Os cultivos perenes causaram menores impactos aos fatores físico-químicos do solo, assim como a mesofauna. Parecem representar sistemas mais estáveis e, como tal, mais recomendados para substituir a floresta primária na Amazônia, em termos agrícolas.

Orientador: Schubart, Herbert O. R.

Área de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha