Educação na Amazônia colonial : contribuição à história da educação brasileira / Garcilenil do Lago Silva.

Por: Silva, Garcilenil do LagoColaborador(es):Reis, Arthur Cézar Ferreira [Orientador]Detalhes da publicação: 1976Notas: 108 fAssunto(s): Educação -- HistóriaClassificação Decimal de Dewey: 370.9811 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1976 Sumário: A bibliografia sobre educação na Amazônia é rara, quase inexistente. Utilizando o método da pesquisa histórica, procedeu-se ao levantamento, a crítica e a interpretação de fontes primárias e secundárias, impressas e manuscritas, concernentes ao movimento educacional desenvolvido na Amazônia no período de 1616-1808, chegando-se, entre outras, às seguintes conclusões: - A Amazônia passou por três períodos educacionais bem caracterizados na fase colonial: o Período do Regimento das Missões, no qual as ordens religiosas que compareceram à Amazônia assumiram total responsabilidade pela catequese e educação na Região; o Período do Regimento do Diretório, no decorrer do qual a educação dos nativos, aos invés de religiosa, passou a ter direção laica; e o Período do Regimento Provisional, quando se verificou a primeira tentativa de sistematização de ensino na Amazônia; - O fato da Amazônia e o Brasil terem constituído no período colonial dois Estados totalmente independentes entre si, do ponto de vista político-administrativo, requer consideração nos estudos histórico-educacionais do Brasil-Colônia; - O movimento educacional desenvolvido na Amazônia entre 1616-1808, oferece elementos inéditos que poderão imprimir nova feição aos estudos históricos da educação colonial brasileira. .
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Dissertação T 370.9811 S586e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0322

Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1976

A bibliografia sobre educação na Amazônia é rara, quase inexistente. Utilizando o método da pesquisa histórica, procedeu-se ao levantamento, a crítica e a interpretação de fontes primárias e secundárias, impressas e manuscritas, concernentes ao movimento educacional desenvolvido na Amazônia no período de 1616-1808, chegando-se, entre outras, às seguintes conclusões: - A Amazônia passou por três períodos educacionais bem caracterizados na fase colonial: o Período do Regimento das Missões, no qual as ordens religiosas que compareceram à Amazônia assumiram total responsabilidade pela catequese e educação na Região; o Período do Regimento do Diretório, no decorrer do qual a educação dos nativos, aos invés de religiosa, passou a ter direção laica; e o Período do Regimento Provisional, quando se verificou a primeira tentativa de sistematização de ensino na Amazônia; - O fato da Amazônia e o Brasil terem constituído no período colonial dois Estados totalmente independentes entre si, do ponto de vista político-administrativo, requer consideração nos estudos histórico-educacionais do Brasil-Colônia; - O movimento educacional desenvolvido na Amazônia entre 1616-1808, oferece elementos inéditos que poderão imprimir nova feição aos estudos históricos da educação colonial brasileira. .

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