Efeitos de extratos de Casearia javitensis Kunth (Salicaceae) sobre Sitophilus zeamais Motschulsky (Coleoptera, Curculionidae) /) Ernesto Augusto Silva Barbosa

Por: Barbosa, Ernesto Augusto SilvaColaborador(es):Teles, Beatriz Ronchi [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2015Notas: 54 f. : ilAssunto(s): Gorgulho de milhoClassificação Decimal de Dewey: 19 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2015 Sumário: Ao longo de milhões de anos de ação da seleção natural, determinadas características vegetais foram aprimoradas e resultaram em espécies de plantas com diferentes níveis de suscetibilidade ao ataque de insetos herbívoros. Tais características são expressas de diferentes formas, entre estas, plantas capazes de produzir substâncias com propriedades inseticidas. É possível que exista cerca de duas mil plantas que apresentam possibilidades de uso no controle de organismos prejudiciais a agricultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar atividade inseticida de extratos orgânicos e aquosos de Casearia javitensis em diferentes concentrações sobre Sitophilus zeamais em condições de laboratório. Os extratos utilizados nos bioensaios foram concentrados em rota-evaporador (extratos orgânicos) e aparelho liofilizador (extratos aquosos). Neste trabalho, foram utilizados seis tipos de extratos de C. javitensis que foram testados sob dois tipos de exposição, totalizando 12 bioensaios. Os dados foram analisados por testes de comparações múltiplas e por meio de regressão linear. Os extratos mais promissores foram: extratos aquosos de galhos e folhas, ambos em bioensaios de contato; e extratos diclorometânicos de galhos em bioensaios de ingestão. Entre os extratos diclorometânicos, a concentração com maior efetividade no controle de S. zeamais é 10,4 mg/ml de extrato de galhos aplicados através de ingestão de grãos contaminados, mortalidade registrada de 52%.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.76 B238e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2016-0502

Dissertação (mestre) - INPA, 2015

Ao longo de milhões de anos de ação da seleção natural, determinadas características vegetais foram aprimoradas e resultaram em espécies de plantas com diferentes níveis de suscetibilidade ao ataque de insetos herbívoros. Tais características são expressas de diferentes formas, entre estas, plantas capazes de produzir substâncias com propriedades inseticidas. É possível que exista cerca de duas mil plantas que apresentam possibilidades de uso no controle de organismos prejudiciais a agricultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar atividade inseticida de extratos orgânicos e aquosos de Casearia javitensis em diferentes concentrações sobre Sitophilus zeamais em condições de laboratório. Os extratos utilizados nos bioensaios foram concentrados em rota-evaporador (extratos orgânicos) e aparelho liofilizador (extratos aquosos). Neste trabalho, foram utilizados seis tipos de extratos de C. javitensis que foram testados sob dois tipos de exposição, totalizando 12 bioensaios. Os dados foram analisados por testes de comparações múltiplas e por meio de regressão linear. Os extratos mais promissores foram: extratos aquosos de galhos e folhas, ambos em bioensaios de contato; e extratos diclorometânicos de galhos em bioensaios de ingestão. Entre os extratos diclorometânicos, a concentração com maior efetividade no controle de S. zeamais é 10,4 mg/ml de extrato de galhos aplicados através de ingestão de grãos contaminados, mortalidade registrada de 52%.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha