Variação temporal da ictiofauna em igarapés de terra-firme, Reserva Ducke, Manaus, Amazonas / Helder Mateus Viana Espírito Santo.

Por: Espírito Santo, Helder Mateus VianaColaborador(es): Magnusson, William Ernest [Orientador] | Zuanon, Jansen [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2007Notas: xi, 44 f. : il. colorAssunto(s): Igarapés -- Amazonas -- Análise | Ictiofauna -- Igarapés -- Reserva Florestal Adolpho Ducke | Agua doceClassificação Decimal de Dewey: 597.05 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: A variaçao temporal da ictiofauna entre três diferentes momentos do ciclo hidrológico (final da seca de 2005, chuva de 2006 e início da seca de 2006) e suas relaçoes com variaçoes ambientais foram investigadas em 31 riachos de primeira e segunda ordem, regionalmente conhecidos como igarapés, em área de floresta de terra-firme da Reserva Florestal Adolpho Ducke, Amazônia Central. Peixes foram capturados usando puçás e redes de mao, e estimativas de volume e características físico-químicas da água foram obtidas em cada amostragem ao longo de trechos fixos de 50 metros de riacho. O número médio de espécies e de indivíduos capturados foi menor no período chuvoso, contrastando com estudos anteriores que nao identificaram diferenças significantes em densidade de peixes entre épocas do ano em riachos de terra-firme. A composiçao da ictiofauna também apresentou uma tendência sazonal de mudança, na forma de variaçoes de abundância das espécies mais comuns, possivelmente relacionadas a deslocamentos laterais para poças temporárias adjacentes no período chuvoso. A qualidade da água e a composiçao do substrato dos riachos também apresentaram mudanças sazonais, mas nao estiveram relacionadas às variaçoes da ictiofauna. Comparaçoes da composiçao da ictiofauna registrada em 2006 com a composiçao identificada em 2001 revelaram uma manutençao da estrutura geral da comunidade, baseada na abundância das espécies mais comuns, e grande taxa de mudança de composiçao de espécies pouco abundantes. Espécies comuns apresentam uma elevada probabilidade de detecçao no ambiente e conferem à comunidade uma estrutura previsível ao longo de gradientes ambientais e ao longo do ano. A estrutura da comunidade baseada na distribuiçao de abundâncias de espécies comuns deve ser o foco principal em programas de monitoramento quantitativos da biodiversidade de peixes em igarapés de terrafirme, exceto em casos de endemismos, quando atençao especial deve ser dada à distribuiçao espacial das espécies endêmicas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.05 E77v (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0453

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007

A variaçao temporal da ictiofauna entre três diferentes momentos do ciclo hidrológico (final da seca de 2005, chuva de 2006 e início da seca de 2006) e suas relaçoes com variaçoes ambientais foram investigadas em 31 riachos de primeira e segunda ordem, regionalmente conhecidos como igarapés, em área de floresta de terra-firme da Reserva Florestal Adolpho Ducke, Amazônia Central. Peixes foram capturados usando puçás e redes de mao, e estimativas de volume e características físico-químicas da água foram obtidas em cada amostragem ao longo de trechos fixos de 50 metros de riacho. O número médio de espécies e de indivíduos capturados foi menor no período chuvoso, contrastando com estudos anteriores que nao identificaram diferenças significantes em densidade de peixes entre épocas do ano em riachos de terra-firme. A composiçao da ictiofauna também apresentou uma tendência sazonal de mudança, na forma de variaçoes de abundância das espécies mais comuns, possivelmente relacionadas a deslocamentos laterais para poças temporárias adjacentes no período chuvoso. A qualidade da água e a composiçao do substrato dos riachos também apresentaram mudanças sazonais, mas nao estiveram relacionadas às variaçoes da ictiofauna. Comparaçoes da composiçao da ictiofauna registrada em 2006 com a composiçao identificada em 2001 revelaram uma manutençao da estrutura geral da comunidade, baseada na abundância das espécies mais comuns, e grande taxa de mudança de composiçao de espécies pouco abundantes. Espécies comuns apresentam uma elevada probabilidade de detecçao no ambiente e conferem à comunidade uma estrutura previsível ao longo de gradientes ambientais e ao longo do ano. A estrutura da comunidade baseada na distribuiçao de abundâncias de espécies comuns deve ser o foco principal em programas de monitoramento quantitativos da biodiversidade de peixes em igarapés de terrafirme, exceto em casos de endemismos, quando atençao especial deve ser dada à distribuiçao espacial das espécies endêmicas.

Área de concentração : Ecologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha