Estudo taxonômico e filogenético de Porphyrochroa Melander, 1928 (Diptera, Empididae) da Amazônia brasileira / Mirian Nascimento Mendonça.

Por: Mendonça, Mirian NascimentoColaborador(es):Rafael, José Albertino [Orientador] | Rocha, Rosaly Ale [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2007Notas: xx, 113 f .: il., (algumas color)Assunto(s): Diptera | Empididae | Biodiversidade -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 595.77 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: A família Empididae está classificada dentro da ordem Diptera. Inclui mais de quatro mil espécies descritas no mundo e é calculado que a diversidade total do grupo excederá 7,5 mil espécies, sendo uma das maiores famílias de Diptera. Sao reconhecidas três subfamílias em Empididae no mundo: Hemerodromiinae, Empidinae e Clinocerinae. Porphyrochroa Melander, 1928 é um dos 29 gêneros da subfamília Empidinae. Atualmente há 35 espécies no gênero, ocorrendo 14 no Brasil, 6 no Peru, 5 na Bolívia, 5 na República Dominicana, 3 no México, 1 na Guiana e 1 no Panamá. Até o momento eram conhecidas somente três espécies da Amazônia brasileira. Nesse contexto, para aumentar o conhecimento taxonômico das espécies amazônicas do gênero Porphyrochroa, ampliar os dados de distribuiçao geográfica e fazer novos registros para a Amazônia brasileira, cerca de 500 espécimes do Acre, Amazonas e Roraima, depositados na Coleçao entomológica do INP A, foram estudados com base na morfologia externa e genitália. Para a preparaçao do material foi necessária a extraçao da parte final do abdome, o qual foi macerado em ácido lático 85% a quente por tempo variável, dependendo do grau de esclerotizaçao do abdome. Após a maceraçao as peças foram transferidas para lâminas escavadas contendo glicerina, onde a genitália foi dissecada e suas estruturas ilustradas e caracterizadas. As estruturas das genitálias masculinas possuem uma série de caracteres de grande valor sistemático, o que possibilitou a determinaçao de 17 espécies novas. Um estudo filogenético incluindo as 17 novas e mais 8 espécies já descritas no gênero da Amazônia brasileira e de outras regioes foi realizado e grupos de espécies com distribuiçao biogeográfica ficaram evidentes.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.77 M539e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 09-0057

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007

A família Empididae está classificada dentro da ordem Diptera. Inclui mais de quatro mil espécies descritas no mundo e é calculado que a diversidade total do grupo excederá 7,5 mil espécies, sendo uma das maiores famílias de Diptera. Sao reconhecidas três subfamílias em Empididae no mundo: Hemerodromiinae, Empidinae e Clinocerinae. Porphyrochroa Melander, 1928 é um dos 29 gêneros da subfamília Empidinae. Atualmente há 35 espécies no gênero, ocorrendo 14 no Brasil, 6 no Peru, 5 na Bolívia, 5 na República Dominicana, 3 no México, 1 na Guiana e 1 no Panamá. Até o momento eram conhecidas somente três espécies da Amazônia brasileira. Nesse contexto, para aumentar o conhecimento taxonômico das espécies amazônicas do gênero Porphyrochroa, ampliar os dados de distribuiçao geográfica e fazer novos registros para a Amazônia brasileira, cerca de 500 espécimes do Acre, Amazonas e Roraima, depositados na Coleçao entomológica do INP A, foram estudados com base na morfologia externa e genitália. Para a preparaçao do material foi necessária a extraçao da parte final do abdome, o qual foi macerado em ácido lático 85% a quente por tempo variável, dependendo do grau de esclerotizaçao do abdome. Após a maceraçao as peças foram transferidas para lâminas escavadas contendo glicerina, onde a genitália foi dissecada e suas estruturas ilustradas e caracterizadas. As estruturas das genitálias masculinas possuem uma série de caracteres de grande valor sistemático, o que possibilitou a determinaçao de 17 espécies novas. Um estudo filogenético incluindo as 17 novas e mais 8 espécies já descritas no gênero da Amazônia brasileira e de outras regioes foi realizado e grupos de espécies com distribuiçao biogeográfica ficaram evidentes.

ãrea de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha