Análise do perfil protéico do intestino médio de machos e fêmeas de Anopheles darlingi Root, 1926 (Diptera: Culicidae), em diferentes condiçoes alimentares / Kely Lima Pereira.

Por: Pereira, Kely LimaColaborador(es): Tadei, Wanderli Pedro [Orientador] | Andrade, Edmar Vaz de [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2007Notas: xiii, 57 f. : il. colorAssunto(s): Anopheles darlingi | Malária | Plasmodium | LarvasClassificação Decimal de Dewey: 595.77 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas unicelulares do gênero Plasmodium e transmitida por mosquitos do gênero Anopheles. Na Amazônia, o A. darlingi é o principal vetor da malária. É no intestino médio dos mosquitos que ocorrem muitas das reaçoes protéicas após a ingestao de diferentes alimentos. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar as proteínas expressas no intestino médio do principal mosquito vetor da malária no Brasil, comparando o perfil protéico entre machos e fêmeas em diferentes condiçoes alimentares. Larvas foram coletadas em criadouros naturais e mantidas no laboratório até a emergência dos adultos e identificados. Estes foram alimentados com glicose ou sangue, seguidos de dissecaçao após 19h e 24h respectivamente, em tampao PBS contendo inibidores de proteases. O preparo do extrato total foi realizado em tampao de lise contendo inibidores de proteases, utilizando-se ultra-som em banho de gelo, seguido de precipitaçao com TCA e acetona e, análise por eletroforese em gel desnaturante (SDS-PAGE) e eletroforese bidimensional. Foi observado que a matriz peritrófica estava completamente formada em 24h após a alimentaçao sanguínea. Os spots de proteínas com perfis comparativos de machos e fêmeas de A. darlingi sofrem influência do tipo de alimentaçao à base de glicose, independente do tipo de alimentaçao, 20 spots proteícos estao presentes no perfil de proteínas intestinais de fêmeas de A. darlingi e alguns spots com o mesmo perfil de migraçao podem fazer parte do processo de digestao de alimentos ou até mesmo constitutivas da espécie. O número de spots com perfil de migraçao comparável obtidos em machos e fêmeas alimentados com glicose foi 21, para fêmeas alimentadas com sangue e glicose foi de 20 e, para machos e fêmeas sangue, foi 26. O número de spots protéicos constitutivos da espécie foi 18, fêmeas dependentes da alimentaçao com glicose foi igual a 10, fêmeas dependentes da alimentaçao sanguínea foi igual a 14 e, 10 spots presentes no intestino somente em machos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.77 P436a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0489

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007

A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas unicelulares do gênero Plasmodium e transmitida por mosquitos do gênero Anopheles. Na Amazônia, o A. darlingi é o principal vetor da malária. É no intestino médio dos mosquitos que ocorrem muitas das reaçoes protéicas após a ingestao de diferentes alimentos. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar as proteínas expressas no intestino médio do principal mosquito vetor da malária no Brasil, comparando o perfil protéico entre machos e fêmeas em diferentes condiçoes alimentares. Larvas foram coletadas em criadouros naturais e mantidas no laboratório até a emergência dos adultos e identificados. Estes foram alimentados com glicose ou sangue, seguidos de dissecaçao após 19h e 24h respectivamente, em tampao PBS contendo inibidores de proteases. O preparo do extrato total foi realizado em tampao de lise contendo inibidores de proteases, utilizando-se ultra-som em banho de gelo, seguido de precipitaçao com TCA e acetona e, análise por eletroforese em gel desnaturante (SDS-PAGE) e eletroforese bidimensional. Foi observado que a matriz peritrófica estava completamente formada em 24h após a alimentaçao sanguínea. Os spots de proteínas com perfis comparativos de machos e fêmeas de A. darlingi sofrem influência do tipo de alimentaçao à base de glicose, independente do tipo de alimentaçao, 20 spots proteícos estao presentes no perfil de proteínas intestinais de fêmeas de A. darlingi e alguns spots com o mesmo perfil de migraçao podem fazer parte do processo de digestao de alimentos ou até mesmo constitutivas da espécie. O número de spots com perfil de migraçao comparável obtidos em machos e fêmeas alimentados com glicose foi 21, para fêmeas alimentadas com sangue e glicose foi de 20 e, para machos e fêmeas sangue, foi 26. O número de spots protéicos constitutivos da espécie foi 18, fêmeas dependentes da alimentaçao com glicose foi igual a 10, fêmeas dependentes da alimentaçao sanguínea foi igual a 14 e, 10 spots presentes no intestino somente em machos.

Area de concentraçao : Entomologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha