Padrões de distribuição e fatores condicionantes da riqueza e composição de opiliões na várzea do Rio Amazonas - Brasil (Arachnida:Opiliones) / Ana Lúcia Miranda Tourinho.

Por: Tourinho, Ana Lúcia MirandaColaborador(es): Venticinque, Eduardo Martins [Orientador] | Kury, Adriano B [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2007Notas: x, 114 f. : il. colorAssunto(s): Aranhas -- Amazônia -- Ecologia | OpiliSes | BiogeografiaClassificação Decimal de Dewey: 595.43045 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Tese (doutor) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: Entender que processos influenciaram a diversificaçao de espécies na Amazônia tem sido um dos grandes objetivos de muitos cientistas. Entretanto, este parece ser um processo complexo e seus principais fatores devem variar em diferentes grupos taxonômicos. A Amazônia sofreu uma série de intensas modificaçoes ao longo de 90 milhoes de anos, e fatores geológicos, históricos e ecológicos tiveram um importante papel na configuraçao atual de sua biodiversidade. Muitas teorias foram propostas e há controvérsias até o presente. Neste estudo procuramos investigar se as variaçoes na composiçao, riqueza e abundância de espécies de opilioes podem ser influenciadas pelo gradiente de distância geográfica e pelos gradientes estruturais da paisagem, medidos pelas porcentagens de florestas alagadas e secas, de área alagada, de campos, terra-firme, e do índice de heterogeneidade do relevo. Avaliamos os padroes de distribuiçao das espécies de opilioes ao longo do gradiente geográfico, e as probabilidades de distribuiçao de 7 espécies em funçao de variáveis climáticas de temperatura e precipitaçao, da altitude e o stress hídrico. A presença do rio Negro como um limite de distribuiçao de espécies de opilioes também foi investigada. A área de estudo é a várzea do Solimoes -Amazonas, especificamente a calha da várzea. Os ambientes de várzea foram amostrados por meio de um transecto longitudinal de 3.200km, de Tabatinga, no estado do Amazonas até Gurupá, no Pará. Foram estabelecidas de quatro a oito parcelas de 150 m2 para a captura de opilioes (30 x 5 m), e a coleta foi feita usando batedores de vegetaçao e coleta manual noturna. A comunidade de opilioes da várzea do Solimoes-Amazonas foi separada em duas zonas biogeográficas marcadas pela entrada do rio Negro, que marca uma zona de ruptura na similaridade das espécies. Apesar dos fatores estruturais da paisagem terem exercido influências no padrao de distribuiçao em duas zonas, essa variaçao está fortemente relacionada com o gradiente geográfico, fator de maior influência sobre o padrao apresentado, por meio de efeitos diretos e indiretos sobre a estrutura da paisagem e sobre a comunidade. Os modelos preditivos de distribuiçao por máxima entropia corroboram o padrao de distribuiçao das espécies amostradas e sugerem também distribuiçoes em duas zonas para as espécies testadas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Tese T 595.43045 T727p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0541

Tese (doutor) - INPA/UFAM, 2007

Entender que processos influenciaram a diversificaçao de espécies na Amazônia tem sido um dos grandes objetivos de muitos cientistas. Entretanto, este parece ser um processo complexo e seus principais fatores devem variar em diferentes grupos taxonômicos. A Amazônia sofreu uma série de intensas modificaçoes ao longo de 90 milhoes de anos, e fatores geológicos, históricos e ecológicos tiveram um importante papel na configuraçao atual de sua biodiversidade. Muitas teorias foram propostas e há controvérsias até o presente. Neste estudo procuramos investigar se as variaçoes na composiçao, riqueza e abundância de espécies de opilioes podem ser influenciadas pelo gradiente de distância geográfica e pelos gradientes estruturais da paisagem, medidos pelas porcentagens de florestas alagadas e secas, de área alagada, de campos, terra-firme, e do índice de heterogeneidade do relevo. Avaliamos os padroes de distribuiçao das espécies de opilioes ao longo do gradiente geográfico, e as probabilidades de distribuiçao de 7 espécies em funçao de variáveis climáticas de temperatura e precipitaçao, da altitude e o stress hídrico. A presença do rio Negro como um limite de distribuiçao de espécies de opilioes também foi investigada. A área de estudo é a várzea do Solimoes -Amazonas, especificamente a calha da várzea. Os ambientes de várzea foram amostrados por meio de um transecto longitudinal de 3.200km, de Tabatinga, no estado do Amazonas até Gurupá, no Pará. Foram estabelecidas de quatro a oito parcelas de 150 m2 para a captura de opilioes (30 x 5 m), e a coleta foi feita usando batedores de vegetaçao e coleta manual noturna. A comunidade de opilioes da várzea do Solimoes-Amazonas foi separada em duas zonas biogeográficas marcadas pela entrada do rio Negro, que marca uma zona de ruptura na similaridade das espécies. Apesar dos fatores estruturais da paisagem terem exercido influências no padrao de distribuiçao em duas zonas, essa variaçao está fortemente relacionada com o gradiente geográfico, fator de maior influência sobre o padrao apresentado, por meio de efeitos diretos e indiretos sobre a estrutura da paisagem e sobre a comunidade. Os modelos preditivos de distribuiçao por máxima entropia corroboram o padrao de distribuiçao das espécies amostradas e sugerem também distribuiçoes em duas zonas para as espécies testadas.

Area de concentraçao : Ecologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha