Filogeografia comparativa de três aves passeriformes na bacia do Rio Madeira, Amazônia, Brasil / Alexandre Mendes Fernandes.

Por: Fernandes, Alexandre MendesColaborador(es): Cohn-Haft, Mario [Orientador] | Farias, Izeni Pires [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2007Notas: viii, 56 f. : il. colorAssunto(s): Aves passeriformes | Genética | Demografia populacional | FilogeografiaClassificação Decimal de Dewey: 591.152 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: Estudos de distribuição geográfica de espécies amazônicas demonstraram que muitos táxons são limitados pelos grandes rios, e assim delimitam áreas de endemismo. Recentemente dados morfológicos e genéticos têm sugerido que rios menores como o Aripuanã e o Jiparaná podem também delimitar populações de primatas e aves. Nós investigamos níveis de diferenciação genética e demografia populacional de três espécies de pássaros, Glyphorynchus spirurus (Dendrocolaptidae), Hylophylax poecilinotus (Thamnophilidae) e Schiffornis turdina (Pipridae), usando seqüências do gene mitocôndrial citocromo b (aproximadamente 950 pb). Análises filogenéticas (máxima verossimilhança e parcimônia) e filogeográfica (Nested Clade Analyses ) revelaram clados reciprocamente monofiléticos e altos níveis de diferenciação genética (acima de 3%) em lados opostos do Rio Madeira para as três espécies. E, para G. spirurus foram determinados quatro clados e altos níveis de diferenciação genética (3.5 a 5%) em lados opostos dos três rios. Análises de demografia populacional (mismatch distribution, diversidade nucleotídica e haplotípica e testes de neutralidade) sugeriram que o Rio Madeira pode ter sido o responsável pela diversificação de populações de Hylophylax poecilinotus. Neste estudo nós reconhecemos três áreas de endemismo entre os rios Madeira e Tápajos. Uma área ao nordeste do Rio Aripuanã, outra ao sudoeste do Rio Jiparaná, e uma terceira entre os rios Aripuanã e Jiparaná. Essas áreas estão entre as regiões mais ameaçadas da Amazônia Brasileira.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 591.152 F363f (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0697

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007

Estudos de distribuição geográfica de espécies amazônicas demonstraram que muitos táxons são limitados pelos grandes rios, e assim delimitam áreas de endemismo. Recentemente dados morfológicos e genéticos têm sugerido que rios menores como o Aripuanã e o Jiparaná podem também delimitar populações de primatas e aves. Nós investigamos níveis de diferenciação genética e demografia populacional de três espécies de pássaros, Glyphorynchus spirurus (Dendrocolaptidae), Hylophylax poecilinotus (Thamnophilidae) e Schiffornis turdina (Pipridae), usando seqüências do gene mitocôndrial citocromo b (aproximadamente 950 pb). Análises filogenéticas (máxima verossimilhança e parcimônia) e filogeográfica (Nested Clade Analyses ) revelaram clados reciprocamente monofiléticos e altos níveis de diferenciação genética (acima de 3%) em lados opostos do Rio Madeira para as três espécies. E, para G. spirurus foram determinados quatro clados e altos níveis de diferenciação genética (3.5 a 5%) em lados opostos dos três rios. Análises de demografia populacional (mismatch distribution, diversidade nucleotídica e haplotípica e testes de neutralidade) sugeriram que o Rio Madeira pode ter sido o responsável pela diversificação de populações de Hylophylax poecilinotus. Neste estudo nós reconhecemos três áreas de endemismo entre os rios Madeira e Tápajos. Uma área ao nordeste do Rio Aripuanã, outra ao sudoeste do Rio Jiparaná, e uma terceira entre os rios Aripuanã e Jiparaná. Essas áreas estão entre as regiões mais ameaçadas da Amazônia Brasileira.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha