Fitoplâncton um lago de inundação Amazônico (Lago Catalão, Amazonas - Brasil): estrutura da comunidade, flutuações espaciais e temporais / Fabiane Ferreira de Almeida.

Por: Almeida, Fabiane Ferreira deColaborador(es):Melo, Sérgio [Orientador]Detalhes da publicação: 2007Notas: xv, 69 f. : ilAssunto(s): Fitoplancton -- Catalao (AM) | Ecologia aquática | Lagos -- AmazonasClassificação Decimal de Dewey: 574.92 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2008 Sumário: Este trabalho analisou os atributos da comunidade fitoplanctônica (riqueza de espécies, diversidade, equitabilidade, densidade 9ind/ml), estrutura de tamanho e taxa de modificação da comunidade associados a algumas características físico-químicas de um lago de inundação da Amazônia Central (Lago Catalão) nos períodos de seca (2006) e cheia (2007) durante semanas consecutivas em cada período, com amostragens em quatro pontos de coletas. O lago apresentou características limnológicas diferentes entre os períodos de seca e cheia. O fitoplâncton compreendeu 235 táxons, englobando, principalmente, algas nanoplanctônicas, especialmente, Chlorophyceae e Cyanobacteria. Em ambos os períodos o grupo funcional X1 foi a associação mais representativa em termos de densidade populacional. A análise de correspondência canônica (ACC) demonstrou a separação dos prontos na seca, definindo uma padrão espacial para este período tanto com relação as variáveis físicas e químicas quanto as biológicas. Por outro lado, na cheia as maiores diferenças foram registradas entre as semanas (flutuação temporal) no que se refere às variáveis citadas anteriormente. A ACC também separou seca de cheia no que se refere à composição fitoplanctônica e as características físico-químicas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 574.92 A447f (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0670
Livro Livro
Dissertação T 574.92 A447f (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0671
Livro Livro
Dissertação T 574.92 A447f (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 09-0137

Dissertação (mestre) - INPA, 2008

Este trabalho analisou os atributos da comunidade fitoplanctônica (riqueza de espécies, diversidade, equitabilidade, densidade 9ind/ml), estrutura de tamanho e taxa de modificação da comunidade associados a algumas características físico-químicas de um lago de inundação da Amazônia Central (Lago Catalão) nos períodos de seca (2006) e cheia (2007) durante semanas consecutivas em cada período, com amostragens em quatro pontos de coletas. O lago apresentou características limnológicas diferentes entre os períodos de seca e cheia. O fitoplâncton compreendeu 235 táxons, englobando, principalmente, algas nanoplanctônicas, especialmente, Chlorophyceae e Cyanobacteria. Em ambos os períodos o grupo funcional X1 foi a associação mais representativa em termos de densidade populacional. A análise de correspondência canônica (ACC) demonstrou a separação dos prontos na seca, definindo uma padrão espacial para este período tanto com relação as variáveis físicas e químicas quanto as biológicas. Por outro lado, na cheia as maiores diferenças foram registradas entre as semanas (flutuação temporal) no que se refere às variáveis citadas anteriormente. A ACC também separou seca de cheia no que se refere à composição fitoplanctônica e as características físico-químicas.

Área de concentração: Biologia de água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha