Análise de séries temporais de variáveis microclimatológicas medidas em Sinop-MT utilizando a teoria da complexidade / Vinícius Buscioli Capistrano.

Por: Capistrano, Vinícius BuscioliColaborador(es):Paulo, Sérgio Roberto [Orientador]Detalhes da publicação: Cuiabá 2007Notas: v, 51 f. : ilAssunto(s): Calor latente | Calor sensível | Ventos -- Velocidade | -- Medição | Temperatura -- Medição | Fluxo de carbono | Florestas tropicais -- Sinop (MT)Classificação Decimal de Dewey: 551.66 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2007 Sumário: O presente estudo foi realizado em uma floresta de transição entre cerrado e floresta tropical úmida no norte de Mato Grosso, e consiste em reconstruir a dinâmica da floresta por séries temporais levando em conta o caráter não linear do ambiente, pois a floresta é um sistema complexo. Os dados analisados foram coletados no período de 2001 a 2006, porém sendo analisadas somente séries de dados referentes a meses de estação chuvosa ou seca. Ao total foram três meses do período de estação seca e três meses de estação chuvosa. As variáveis em questão são o fluxo de calor latente e sensível, fluxo de CO2, temperatura, concentração de CO2 e de H2O, velocidade do vento e velocidade de fricção. O objetivo é a caracterização do atrator das séries temporais, determinando qual a sua dimensionalidade e a dimensionalidade mínima do espaço de fase em que este atrator está descrito por completo, verificando a existência de uma diferenciação sazonal nos resultados. Muitas variáveis apresentaram a dimensionalidade dos seus atratores em torno de 2. A concentração de H2O e a velocidade do vento apresentaram a dimensionalidade dos seus atratores maior que 2, implicando em uma maior imprevisibilidade dessas variáveis. As únicas variáveis que apresentaram uma diferença sistemática, com relação dimensionalidade, entre estação seca e chuvosa, foram a temperatura, a concentração de CO2 e de H2O. A temperatura e a concentração de H2O foram as únicas variáveis que apresentam um padrão de distinção entre estação seca e chuvosa em termos de graus de liberdade.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 551.66 C243a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 07-0524

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2007

O presente estudo foi realizado em uma floresta de transição entre cerrado e floresta tropical úmida no norte de Mato Grosso, e consiste em reconstruir a dinâmica da floresta por séries temporais levando em conta o caráter não linear do ambiente, pois a floresta é um sistema complexo. Os dados analisados foram coletados no período de 2001 a 2006, porém sendo analisadas somente séries de dados referentes a meses de estação chuvosa ou seca. Ao total foram três meses do período de estação seca e três meses de estação chuvosa. As variáveis em questão são o fluxo de calor latente e sensível, fluxo de CO2, temperatura, concentração de CO2 e de H2O, velocidade do vento e velocidade de fricção. O objetivo é a caracterização do atrator das séries temporais, determinando qual a sua dimensionalidade e a dimensionalidade mínima do espaço de fase em que este atrator está descrito por completo, verificando a existência de uma diferenciação sazonal nos resultados. Muitas variáveis apresentaram a dimensionalidade dos seus atratores em torno de 2. A concentração de H2O e a velocidade do vento apresentaram a dimensionalidade dos seus atratores maior que 2, implicando em uma maior imprevisibilidade dessas variáveis. As únicas variáveis que apresentaram uma diferença sistemática, com relação dimensionalidade, entre estação seca e chuvosa, foram a temperatura, a concentração de CO2 e de H2O. A temperatura e a concentração de H2O foram as únicas variáveis que apresentam um padrão de distinção entre estação seca e chuvosa em termos de graus de liberdade.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha