Análise da concentração de gases traços (NO-NO2-O3) e da fotólise de NO2 na região amazônica na época seca / Erika Voss Chagas.

Por: Chagas, Erika VossColaborador(es):Moura, Marcos antônio Lima [Orientador]Detalhes da publicação: Maceió 2007Notas: ix, 73 f. : ilAssunto(s): Gases traços | Fotólise -- Dióxido de nitrogênio | Radiação solarClassificação Decimal de Dewey: 551.5112 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Alagoas, 2007 Sumário: Com o objetivo de entender as relações entre fotólise de NO2 e radiação solar global na região amazônica, e estudar a concentração dos gases NO, NO2 e O3, analisou-se os dados coletados durante o período de 02 a 28 de julho de 2001, como parte da campanha do experimento LB/CLAIRE-2001 (Large Scale Biosfere-Atmosphere / Cooperative LBA Airborne Regional Experiment-2001). As reações fotolíticas têm um papel crítico no controle de abundância de muitos poluentes atmosféricos, decompondo grases-traço (que afetam o balanço de radiação terrestre) e contribuindo para a sua remoção da atmosfera. Observou-se um aumento significativo da concentração de NO no início da manhã, enquanto a de NO2 apresentou-se mais elevada durante a noite. A concentração de O3 aumenta a partir do nascer do sol, dimimuindo a partir de aproximadamente, 14h. A curva de J(NO2) apresentou-se semelhante à Rg, com influência da nebulosidade. Quando a fotólise de NO2 se inicia, ocorre uma inversão da grandeza das concentrações do NO e NO2 com a do O3. A concentração de NO2 variou bastante quando analisadas as diferenças entre os dias claro, parcialmente nublado e nublado.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 551.5112 C433a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0203

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Alagoas, 2007

Com o objetivo de entender as relações entre fotólise de NO2 e radiação solar global na região amazônica, e estudar a concentração dos gases NO, NO2 e O3, analisou-se os dados coletados durante o período de 02 a 28 de julho de 2001, como parte da campanha do experimento LB/CLAIRE-2001 (Large Scale Biosfere-Atmosphere / Cooperative LBA Airborne Regional Experiment-2001). As reações fotolíticas têm um papel crítico no controle de abundância de muitos poluentes atmosféricos, decompondo grases-traço (que afetam o balanço de radiação terrestre) e contribuindo para a sua remoção da atmosfera. Observou-se um aumento significativo da concentração de NO no início da manhã, enquanto a de NO2 apresentou-se mais elevada durante a noite. A concentração de O3 aumenta a partir do nascer do sol, dimimuindo a partir de aproximadamente, 14h. A curva de J(NO2) apresentou-se semelhante à Rg, com influência da nebulosidade. Quando a fotólise de NO2 se inicia, ocorre uma inversão da grandeza das concentrações do NO e NO2 com a do O3. A concentração de NO2 variou bastante quando analisadas as diferenças entre os dias claro, parcialmente nublado e nublado.

Area de concentraçao: Processos de Superfície Terrestre

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha