Caracterização elementar sazonal PM10 e a influência das condições meteorológicas em Cuiabá, MT / Andréia Maria Barbosa.

Por: Barbosa, Andréia MariaColaborador(es):Nogueira, José de Souza [Orientador]Detalhes da publicação: Cuiabá, MT, 2007Notas: vi, 92 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): Aerossóis | Química atmosféricaClassificação Decimal de Dewey: 54134515 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Mato Grosso, 2007. Sumário: Amostragens de material particulado foram realizadas continuamente de julho 1992 a dezembro de 1994 em Cuiabá-MT para avaliar as variações sazonais e a influência das condições meteorológicas sobre as concentrações das partículas atmosféricas. O material particulado foi coletado usando Amostrador de Particulado Fino e Grosso (AFG) que contém filtros que separam o material particulado dentro de uma fração de tamanho grossa (2.5da10 µm) e outra fina (da2.5 µm), com um tempo de coleta de 3 a 6 dias. Os filtros finos e grossos amostrados (282 no total) foram analisados para massa do material particulado, black carbon (BC) e para aproximadamente 47 elementos. As técnicas analíticas empregadas para essas análises em ordem foram: Gravimetria, Reflectância e a combinação de Análise Instrumental de Ativação de Nêutrons (INAA) e Análise de Emissão de Raio-X PIXE. Os testes estatísticos demonstraram que existem diferenças significativas nas concentrações das partículas entre as estações seca e úmida, evidenciando a influência das atividades antrópicas e das características climáticas na poluição atmosférica. Fontes de emissão das partículas grossas e finas e regimes meteorológicos básicos para ambas as estações foram obtidas através da Análise de Componentes principais. De uma forma geral, as fontes obtidas foram ressuspensão do solo, emissões biogênicas e poluição urbana. Todas as fontes apresentaram correlação com algum regime meteorológico básico, evidenciando a influência dos parâmetros meteorológicos sobre as fontes. A análise de correlação canônica entre as concentrações elementares e os dados meteorológicos mostrou que esses parâmetros na região não são os únicos fatores responsáveis pelas variações nas concentrações das partículas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 541.34515 B238c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0174

Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Mato Grosso, 2007.

Amostragens de material particulado foram realizadas continuamente de julho 1992 a dezembro de 1994 em Cuiabá-MT para avaliar as variações sazonais e a influência das condições meteorológicas sobre as concentrações das partículas atmosféricas. O material particulado foi coletado usando Amostrador de Particulado Fino e Grosso (AFG) que contém filtros que separam o material particulado dentro de uma fração de tamanho grossa (2.5da10 µm) e outra fina (da2.5 µm), com um tempo de coleta de 3 a 6 dias. Os filtros finos e grossos amostrados (282 no total) foram analisados para massa do material particulado, black carbon (BC) e para aproximadamente 47 elementos. As técnicas analíticas empregadas para essas análises em ordem foram: Gravimetria, Reflectância e a combinação de Análise Instrumental de Ativação de Nêutrons (INAA) e Análise de Emissão de Raio-X PIXE. Os testes estatísticos demonstraram que existem diferenças significativas nas concentrações das partículas entre as estações seca e úmida, evidenciando a influência das atividades antrópicas e das características climáticas na poluição atmosférica. Fontes de emissão das partículas grossas e finas e regimes meteorológicos básicos para ambas as estações foram obtidas através da Análise de Componentes principais. De uma forma geral, as fontes obtidas foram ressuspensão do solo, emissões biogênicas e poluição urbana. Todas as fontes apresentaram correlação com algum regime meteorológico básico, evidenciando a influência dos parâmetros meteorológicos sobre as fontes. A análise de correlação canônica entre as concentrações elementares e os dados meteorológicos mostrou que esses parâmetros na região não são os únicos fatores responsáveis pelas variações nas concentrações das partículas.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha