Táticas reprodutivas de espécies de Characiformes em área de várzea na Amazônia Central (Lago do Rei) / Amanda Lucia Medina Rubiano.

Por: Rubiano, Amanda Lucia MedinaColaborador(es):Bittencourt, Maria Mercedes [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1999Notas: 112 f. : ilAssunto(s): Characiformes -- ReproduçãoClassificação Decimal de Dewey: 597.50416 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1999 Sumário: A reprodução é o processo indispensável para a perpetuação das espécies. A maneira como os peixes reagem frente às características do ambiente e se reproduzem é uma característica do seu ciclo de vida. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer as diferentes táticas reprodutivas que apresentam sete espécies de Characídeos que ocorrem num lago de várzea, "Lago do Rei", da Amazônia Central. As espécies em estudo foram Acestrorhynchus falcirostris, Acestrorhynchus microlepis, Serrasalmus sp, Serrasalmus spilopleura, Triportheus albus, Triportheus angulatus, Triportheus elongatus. As amostragens foram bimestrais durante o período de fevereiro de 1986 a maio de 1988, (13 meses) usando malhadeiras de diferentes tamanhos de malha. Podemos separar as espécies estudadas em dois grandes grupos: as migradoras e as não migradoras. No primeiro grupo foram incluídas as espécies de Triportheus: apresentam desova total, com fecundidade elevada, tamanho dos ovócitos pequeno. Mostram indicações de uma desfasagem temporal na época reprodutiva, o que reduziria a competição e o endocruzamento. No segundo grupo, estão as espécies pertencentes aos gêneros Acestrorhynchus e Serrasalmus; apresentam desova parcelada, baixa fecundidade, o tamanho dos ovócitos grande. Para as sete espécies, tanto migradoras como as sedentárias, a época reprodutiva ocorre no período de enchente, sendo que para as sedentárias se prolonga até a cheia. Nossos resultados mostram que as tátivas reprodutivas exibidas por estas espécies estão intimamente associadas com as variaçlão ambientais nos seus hábitats.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.50416 R896t (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-0037
Livro Livro
Dissertação T 597.50416 R896t (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-0036

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1999

A reprodução é o processo indispensável para a perpetuação das espécies. A maneira como os peixes reagem frente às características do ambiente e se reproduzem é uma característica do seu ciclo de vida. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer as diferentes táticas reprodutivas que apresentam sete espécies de Characídeos que ocorrem num lago de várzea, "Lago do Rei", da Amazônia Central. As espécies em estudo foram Acestrorhynchus falcirostris, Acestrorhynchus microlepis, Serrasalmus sp, Serrasalmus spilopleura, Triportheus albus, Triportheus angulatus, Triportheus elongatus. As amostragens foram bimestrais durante o período de fevereiro de 1986 a maio de 1988, (13 meses) usando malhadeiras de diferentes tamanhos de malha. Podemos separar as espécies estudadas em dois grandes grupos: as migradoras e as não migradoras. No primeiro grupo foram incluídas as espécies de Triportheus: apresentam desova total, com fecundidade elevada, tamanho dos ovócitos pequeno. Mostram indicações de uma desfasagem temporal na época reprodutiva, o que reduziria a competição e o endocruzamento. No segundo grupo, estão as espécies pertencentes aos gêneros Acestrorhynchus e Serrasalmus; apresentam desova parcelada, baixa fecundidade, o tamanho dos ovócitos grande. Para as sete espécies, tanto migradoras como as sedentárias, a época reprodutiva ocorre no período de enchente, sendo que para as sedentárias se prolonga até a cheia. Nossos resultados mostram que as tátivas reprodutivas exibidas por estas espécies estão intimamente associadas com as variaçlão ambientais nos seus hábitats.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha