Ocorrência de Salmonella spp. em carcaças de frango recém abatidos em feiras e mercados da cidade de Manaus - AM / Izabel Cristina Campos Tirolli.

Por: Tirolli, Izabel Cristina CamposColaborador(es):Costa, Cristóvão Alves da [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus 1999Notas: 91 f. : ilAssunto(s): Carne de aves -- Bacteriologia | SalmonelasClassificação Decimal de Dewey: 576.163 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade do Amazonas, 1999 Sumário: A presente pesquisa avaliou o problema da contaminação em carcaças de frango por salmonelas. O estudo foi realizado em feiras e mercados nas diferentes zonas da cidade de Manaus-AM, por um período de 11 semanas. Um total de 60 amostras foram examinadas; destas, 30 (50%) resultaram positivas para Salmonella, das quais foram isolados 67 cepas, incluídas em 11 sorotipos diversos. Entre os sorotipos identificados, a Salmonella panama, Salmonella mbandaka, Salmonella shwarzengrund, Salmonella typhimurium, Salmonella albany e Salmonella agona, foram as predominantes, representando 85% do total do isolado. Constatou-se também que nas diferentes zonas de feiras da Cidade de Manaus, a maior freqüência de Salmonella sp ocorreu na seguinte proporção: Zonas Sul (30%), Centro Oeste (23,3%), Leste (16,7%), Centro Sul (13,3%), Norte (10%) e Oeste (6,7%). Visando minimizar o tempo empregado nas análises, o sistema automatizado Sensidente Merck foi avaliado. Quando comparado ao método convencional (BAM/AOAC) apresentou sensibilidade de 96,7% e especificidade de 100%. A concordância entre as duas metodologias foi de 98,3%, resultando em um método sensível, eficiente e rápido para o isolamento de Salmonella spp. em carcaças de frango.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 576.163 T597o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-0482

Dissertação (mestre) - Universidade do Amazonas, 1999

A presente pesquisa avaliou o problema da contaminação em carcaças de frango por salmonelas. O estudo foi realizado em feiras e mercados nas diferentes zonas da cidade de Manaus-AM, por um período de 11 semanas. Um total de 60 amostras foram examinadas; destas, 30 (50%) resultaram positivas para Salmonella, das quais foram isolados 67 cepas, incluídas em 11 sorotipos diversos. Entre os sorotipos identificados, a Salmonella panama, Salmonella mbandaka, Salmonella shwarzengrund, Salmonella typhimurium, Salmonella albany e Salmonella agona, foram as predominantes, representando 85% do total do isolado. Constatou-se também que nas diferentes zonas de feiras da Cidade de Manaus, a maior freqüência de Salmonella sp ocorreu na seguinte proporção: Zonas Sul (30%), Centro Oeste (23,3%), Leste (16,7%), Centro Sul (13,3%), Norte (10%) e Oeste (6,7%). Visando minimizar o tempo empregado nas análises, o sistema automatizado Sensidente Merck foi avaliado. Quando comparado ao método convencional (BAM/AOAC) apresentou sensibilidade de 96,7% e especificidade de 100%. A concordância entre as duas metodologias foi de 98,3%, resultando em um método sensível, eficiente e rápido para o isolamento de Salmonella spp. em carcaças de frango.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha